NOTÍCIAS 

Agrotóxicos e saúde reprodutiva: GT’s da Abrasco promovem oficina sobre Vigilância da Saúde

Comunicação Abrasco

Agricultor, pulverizando plantação de soja com dessecador no interior de Cascavel. Foto Jonas Oliveira/ Arquivo AEN PR

No dia 21 de novembro, Grupos Temáticos da Abrasco promoverão a Oficina Inter GTs ampliada sobre Vigilância da Saúde de populações expostas aos agrotóxicos e saúde reprodutiva“, durante a programação do pré-simpósio do 9º Simbravisa, que acontece em João Pessoa (PB). O objetivo do encontro é refletir sobre as perspectivas apontadas na Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), e as novas institucionalidades exigidas.

Além disso, os organizadores pretendem debater a participação social como “chave” fundamental para construir as perspectivas da territorialidade e integralidade. Michele Neves Meneses (UFRGS), integrante do Movimento Popular de Saúde (MOPS /RS), coordenará a atividade.

A oficina é uma iniciativa dos seguintes Grupos Temáticos da Abrasco: Saúde e Ambiente; Saúde do Trabalhador; Vigilância Sanitária; Saúde Indígena; Nutrição e Alimentação em Saúde Coletiva; Gênero e Saúde; Educação Popular em Saúde; Racismo e Saúde; além da Rede APS/Abrasco. Também participam integrantes das instituições Centro de Direitos Reprodutivos; Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida; GT Agrotóxicos da Fiocruz; Fórum Nacional de Combate aos efeitos dos Agrotóxicos. A atividade é exclusiva para convidados.

Confira a programação completa, e a metodologia da oficina.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo