Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Alames define datas do XIII Congresso

Enfrentar as políticas neoliberais no setor da saúde e aprender com os avanços dos projetos alternativos serão os principais debates do XIII Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva, organizado pela Alames. O evento será realizado em San Salvador, capital de El Salvador de 23 a 28 de novembro de 2014 e faz parte do calendário de comemorações dos 30 anos da entidade.

 

As primeiras linhas do Congresso foram traçadas no encontro da entidade realizado na cidade-sede entre 18 e 21 de janeiro. Estiveram presentes representantes das seções nacionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Guatemala, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela, além dos anfitriões salvadorenhos.

 

A reunião aconteceu no Cine Teatro da Universidade Nacional de El Salvador e foi aberta com o Colóquio Situação das Reformas de Saúde: Intervenção neoliberal e experiências alternativas na América Latina. Estiveram presentes, entre pesquisadores e gestores, a ministra da saúde do país e seu vice-ministro; María Isabel Rodríguez e Eduardo Espinoza, respectivamente; Nila Heredia; coordenadora da Alames, e Oscar Feo, coordenador adjunto. No último dia, as seções nacionais expuseram a situação de mercantilização da saúde em diversos países latino-americanos. Os pesquisadores José Noronha e Ana Costa foram os representantes brasileiros do evento.

 

San Salvador: O XIII Congresso tem como lema a frase Construindo alternativas para um novo modelo de desenvolvimento, Estado e sociedade junto ao saber e poder popular. Para proporcionar os debates, três eixos serão contemplados: transformação do Estado, construção e consolidação de políticas sociais antineoliberais; construção do Poder Popular para aprofundar a democracia, e Ter modelos garante dos direitos de terra mãe, da vida e da saúde?. Haverá ainda dois dias de pré-congresso e a Assembleia Geral da entidade como atividade de encerramento. Visitas guiadas para conhecer o desenvolvimento de experiências progressistas na saúde salvadorenha e atividades de participação popular também estarão na programação. O lançamento oficial dos preparativos do evento será em 12 de março, com transmissão ao vivo por streaming pela internet. Confira outras informações no informativo da entidade aqui.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo