NOTÍCIAS 

Alcides Miranda: ‘Se o governo abdica de estratégias reestruturantes, torna-se presa fácil na armadilha da governabilidade’

O professor Alcides Miranda (UFRGS) divulgou uma análise de conjuntura onde propõe um olhar abrangente do cenário político, econômico e social que impacta diretamente a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de uma leitura crítica do neoliberalismo e de suas novas derivações — como o chamado bigtecnocapitalismo —, o autor alerta para o risco de degradação crescente dos sistemas públicos de proteção social, em especial da saúde.

Diante desse cenário, o abrasquiano discute a importância do SUS como projeto contra-hegemônico e defende a necessidade de ousadia estratégica, capaz de combinar incrementalismo institucional com disputas mais amplas por justiça social. Ele também chama atenção para o atual contexto político nacional, reconhecendo avanços, mas apontando os limites da conciliação e da ausência de reformas estruturantes no setor.

Leia na íntegra abaixo:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo