O médico Ademar Arthur Chioro dos Reis será o novo ministro da Saúde durante o último ano do mandato da presidente Dilma Roussef. Conforme noticiado pela imprensa nos últimos dias, Chioro foi convidado na manhã da terça-feira, 21, em reunião em Brasília e foi oficialmente anunciado em 30 de janeiro. O atual ministro Alexandre Padilha deixará o cargo para concorrer ao governo do estado de São Paulo. A posse ocorrerá em 03 de fevereiro, à tarde, no próprio Ministério.
Atualmente, Chioro é secretário de Saúde da prefeitura de São Bernardo do Campo, município da região metropolitana de São Paulo. Doutor em ciências pelo programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas (Unicamp), Chioro também é diretor da empresa Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento, desde 1997, segundo informações do seu currículo na Plataforma Lattes, do CNPq. Ele já havia ocupado o cargo de diretor do Departamento de Assistência Especializada no Ministério entre 2003 e 2005.
Chioro acompanhou Dilma e Padilha na visita à Cuba para a assinatura da nova fase do programa Mais Médicos e assinatura de acordos bilaterais na área da Saúde, eventos realizados após a 2ª Conferência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Havana.