NOTÍCIAS 

Avaliação do quadriênio e novas estratégias para a Saúde Coletiva em debate no Fórum de Coordenadores de PPGs

Às vésperas da realização da avaliação quadrienal 2013-2016 em todas as 48 áreas de conhecimento organizadas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva discutirão coletivamente a construção desse processo na reunião do Fórum de Coordenadores, que acontece nos próximos dias 09 e 10 de maio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Singular entre as demais áreas de conhecimento da Capes, a existência de um fórum autônomo com a participação dos coordenadores dos PPGSC e áreas afins e representantes de área da Capes tem proporcionado a discussão de alguns pontos cruciais ao cotidiano da área da Saúde Coletiva brasileira como um todo, em particular na produção acadêmica dos programas de pós-graduação. “Ainda que nos processos avaliativos da Capes existam itens inegociáveis, há um nível de decisão que é definido pelas áreas. Os debates produzidos neste espaço do Fórum possibilitam construir consensos em torno de aspectos objetivos da avaliação, como os pontos de corte dos quesitos da avaliação quadrienal ou mesmo o peso de cada item dos critérios de avaliação. Também permitem aprofundarmos especificidades da área no que diz respeito à produção, formas de publicação e processo de formação de pesquisadores”, destacam os coordenadores do Fórum Silvana Granado (PPGSC/ENSP/Fiocruz), Adauto Emmerich (PPGSC/UFES) e Mônica Angelim (PPGSC/ISC/UFBA).

O atual contexto político vivido atualmente no país e suas repercussões para a ciência, o SUS e os direitos sociais vão compor os debates entre os coordenadores já na abertura, terça-feira, com o painel A Abrasco no contexto sócio-político, com exposições iniciais de Gastão Wagner (Unicamp) e Lígia Bahia (UFRJ). Encerrando a programação, na quarta-feira, a discussão sobre formação na pós-graduação e suas relações com os desafios postos para a produção de conhecimento de qualidade e comprometido com a sociedade, a serem expressos no próximo quadriênio.

“Nossos encontros dão suporte aos programas mais recentes e cumprem o papel de motivar discussões e manter a interlocução com a Abrasco, fomentando assim o debate político da Saúde Coletiva e produzindo manifestações públicas da área, como na elaboração da carta de Brasília, em 2016, na qual manifestamos repúdio à proposta de redução ou congelamento de recursos públicos para áreas sociais no país”, detalham os coordenadores.

As atividades acontecerão no Anfiteatro do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM), no subsolo do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aritodemo Pinotti, e serão organizadas pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, um dos pioneiros da área. “Nestes 25 anos de funcionamento já formamos 711 profissionais. Mantemos um vínculo estreito com o SUS por meio de projetos de pesquisas vinculados aos serviços de saúde locais, regional e federal. Será um grande prazer e uma honra recebermos novamente os colegas para fortalecermos juntos este espaço a partir da participação democrática e solidária dos Programas pelo país afora. Sejam bem vindos e que nosso Fórum seja inspirador e forte como sempre”, saúda Maria Rita Donalisio Cordeiro, coordenadora do PPGSC/FCM/Unicamp.

Reunião do Fórum de Coordenadores dos PPGs em Saúde Coletiva

Data: 09 e 10 de maio de 2017
Local: Anfiteatro do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – (Caism )
Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aritodemo Pinotti
Rua Alexander Fleming, 101 – Cidade Universitária – Barão Geraldo – Campinas/SP

PROGRAMA

Dia 09 de maio

9:00h – Mesa de Abertura: A ABRASCO e o contexto sociopolítico

Convidados: Gastão Wagner e (Presidente da ABRASCO) e Lígia Bahia (UFRJ)
Coordenador: Silvana Granado

12:00h – Almoço

13:30 – Processo da Avaliação do quadriênio 2013-2016: Qualis Geral, Qualis Livros e Preparação da Quadrienal 2017-2020

 Convidados: Guilherme Werneck (Coordenador da Área da Saúde Coletiva – CAPES), Maria Novaes (Coordenadora Adjunto da Área da Saúde Coletiva – CAPES), Sérgio Rego (ENSP/FIOCRUZ)
Coordenador: Adauto Emmerich

Dia 10 de maio

9:00h – Especificidades da avaliação do Mestrado Profissional e notícias sobre o Doutorado Profissional

Convidada: Eduarda Cesse (Coordenadora Adjunto de Mestrado Profissional Área da Saúde Coletiva)

10:15  Intervalo

10:30h –  Relato de experiências da formação em Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletivaexperiências inovadoras

Coordenadora: Mônica Angelim

12:00h – Almoço

13:30h – Plenária Final: Perspectivas e desafios da área de Saúde Coletiva nesse próximo quadriênio: cenários, estratégias e papel do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – É possível se pensar em uma Agenda política para o novo quadriênio?

Coordenadores: Gastão Wagner, Silvana Granado, Adauto Emmerich e Mônica Angelim

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo