Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Avançam os preparativos para o Abrascão 2022

Uma série de reuniões e encontros mobilizaram a agenda da Abrasco em Salvador, na semana passada. Apoios, parcerias e afetos deram sinal verde para a concretização do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2022 em terras soteropolitanas, a ser realizado dias 19 e 20 (pré-congresso) e de 21 a 24 de novembro (congresso).

Na quinta (10/02), a comitiva liderada pela presidente da Abrasco, Rosana Onocko, e composta por Estela Aquino, vice-presidente; Maurício Barreto, coordenador do Cidacs-Fiocruz; Isabela Cardoso, integrante do Conselho Deliberativo da Abrasco; Thiago Barreto, Secretário-Executivo; e Elisa Mendonça, Secretária-Executiva Adjunta, esteve presente no Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz/BA) e na Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab).

Em ambas as reuniões foram apresentados os motivos e as expectativas para o retorno dos congressos presenciais da Abrasco. Marilda de Souza Gonçalves, diretora da Fiocruz-BA, agradeceu a visita e franqueou o apoio da unidade à realização do evento. Na sequência, a reunião realizada na Sesab contou com a presença de Stela Souza, presidente do Conselho de Secretários Municipais da Saúde (COSEMS/BA) e com o corpo técnico do Conselho.  A presidente do COSEMS/BA demonstrou muita satisfação em poder cooperar com a realização de mais um evento de grande relevância nacional. 

Na sexta foi realizada uma nova rodada de conversas com os abrasquianos da Bahia para instalação oficial da Comissão Organizadora local. Com cerca de 40 pessoas, presentes no auditório do ISC/UFBA e por meio virtual, a Comissão contará com membros do Instituto de Saúde Coletiva, das Faculdades de Medicina e Odontologia e do Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia; da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB); da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do IGM-Fiocruz BA; e das secretarias municipais de saúde e de ciência & tecnologia de Salvador. Haverá também a inserção dos movimentos sociais locais.

Também ao longo do mês de janeiro e nesse início de fevereiro foi debatido e escolhido o tema do Congresso. Será Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social. Tanto o debate temático como os preparativos mostram uma crescente mobilização para esse grande momento de nossa comunidade científica. Reserve desde já as datas na sua agenda e reforce nas redes sociais as hahstags  #AbrascaoVemAí #Abrascão22 junto com as ações da Comunicação Abrasco no Instagram, Twitter e Facebook.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo