Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Brasil é campeão mundial de cesarianas, afirma pesquisa da Fiocruz

Flaviano Quaresma com informações da Globo News

Foto: Jessika Arraes/Pexels

O estudo mais completo já feito sobre como nascem os brasileiros mostrou que 52% dos bebês – num universo de 23 mil mulheres entrevistadas – nasceram em cesarianas. A pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz incluiu 191 municípios brasileiros e revelou também que, considerando apenas os hospitais privados, a incidência das cesáreas é ainda maior: 88%. Isso acaba tendo consequências para as mães e para os bebês.

“Por conta de uma intervenção, de uma cesariana, eles nascem muitas vezes sem completar a sua vida intrauterina e o seu desenvolvimento. Hoje, eles vão mais para a UTI. O prejuízo disso a longo prazo a gente não sabe”, alerta Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz.

Veja reportagem completa

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo