A CAPES concede bolsas de estudo no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país. Estes são os programas que a
Programa de Nanobiotecnologia
Cooperação acadêmica e acadêmica- empresarial no país para Formação de Recursos Humanos (RH) com ênfase no estudo das implicações de produtos, processos e serviços nanotecnológicos em saúde, meio ambiente, agronegócio e alimentos.
MINTER e DINTER – CAPES/SETEC
Viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, dos integrantes do quadro de pessoal permanente pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – RFEPT.
Programa de Apoio ao Enfrentamento da Violência contra as Mulheres – Capes/SPM
O objetivo do programa é estimular a produção de pesquisas cientificas e tecnológica e a formação de recursos humanos pós-graduados,incorporem as dimensões de gênero e o acúmulo dos estudos feministas no enfrentamento à violência contra as mulheres em todas as áreas do conhecimento.
Edital CAPES/PIBID
O programa CAPES/PIBID tem como objetivo, contribuir para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Ideb nacional para 6, até 2.022, ano do bicentenário da independência do Brasil.
Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
O edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) deve integrar pesquisas desenvolvidas entre universidades e empresas. Uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa estimula a atuação de recém-doutores em projetos de desenvolvimento científico em áreas estratégicas, a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica.
Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)
Concede bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
Concede recursos a eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração.
Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PIQDTEC)
Apóia a formação de docentes das Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC)
Complementa a formação de recém-doutores, estimulando o desenvolvimento de projetos institucionais e a melhoria do desempenho dos programas brasileiros de pós-graduação.
Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF)
Promove a formação de recursos humanos que atendam as necessidades das instituições públicas que oferecem programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Apóia a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior particulares.
Programa de Qualificação Institucional (PQI)
Apóia projetos conjuntos de pesquisa e pós-graduação entre equipes de diferentes regiões do país ou de diferentes cidades da mesma região e de diferentes instituições.
Programa de Excelência Acadêmica (Proex)
Mantém o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7.
Manual de Concessão e de Prestação de Contas SAUX – Auxílio a Pesquisador