Um dos principais estudiosos da área de tecnologia em saúde e doenças tropicais, Carlos Morel, segue ativo em suas atividades profissionais aos 70 anos de idade. Ele acaba de ser tema de duas matérias da revista científica International Innovation (edição 131/março de 2014) que destacam o papel do ex-presidente da Fiocruz e ex-diretor do programa de pesquisa e treinamento em doenças tropicais da Organização Mundial da Saúde (OMS) no processo de inovação tecnológica em saúde no país.
A entrevista com Morel (“Bridging the gap”) e a matéria (“Boosting Brazil”) abordam do início da Fundação Oswaldo Cruz até os mais recentes passos dados pela instituição com a criação de novos institutos de inovação: o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), órgão sob sua direção que investigará estágios pré-clínicos e desenvolverá fármacos, vacinas e reagentes para diagnóstico de doenças, e o Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos (CIPBR), voltado para a produção de medicamentos de combate às enfermidades. Ambos têm relação direta com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT-IDN). O início das atividades dos centros é esperado para 2015.
Os pós-graduandos do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM – Fiocruz Pernambuco), bem como outros pesquisadores e profissionais da área da Saúde que estiverem no Recife, poderão saber mais sobre essas novidades e aprender diretamente com Morel. Ele será um dos convidados para a aula de abertura do ano letivo do Instituto, que acontece nesta quinta-feira, 20 de março, às 9 horas. Com o tema Inovação em C&T e Complexo Industrial da Saúde: perspectivas para a saúde pública e o desenvolvimento regional, Carlos Morel dividirá a fala com a economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar.
Confira aqui o pdf dos artigos
Aula inaugural do ano letivo 2014 – Fiocruz Pernambuco
Dia: 20 de março
Horário: Às 9 horas
Tema: Inovação em C&T e Complexo Industrial da Saúde: perspectivas para a saúde pública e o desenvolvimento regional
Com Carlos Morel (Diretor do CDTS) e Tânia Bacelar (Economia/CCSA/UFPE)
Local: Auditório Frederico Simões Barbosa – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM)
Endereço: Av. Professor Moraes Rego, s/n – Campus da UFPE – Cidade Universitária | Recife/PE