O contexto das mobilizações políticas da sociedade brasileira iniciadas em junho, a conjuntura política do país e do mundo e as perspectivas para a democracia, os direitos sociais e a saúde estarão em debate durante o III Simpósio de Política e Saúde do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes).
Para Ana Costa, presidenta da entidade, o objetivo do simpósio é ampliar o debate para além dos muros da saúde coletiva. “Vamos receber um volume grande de movimentos sociais, de variadas matizes, para dialogarmos com eles o significado da saúde na pauta popular e buscar uma nova hegemonia dentro da reforma sanitária. Queremos explorar o contexto político nacional e a possibilidade de um projeto público como nós preconizamos, que revisite e valorize a questão democrática da saúde”.
Serão três painéis que debaterão democracia e o desenvolvimento nacional, antigos e novos desafios para a saúde e o projeto de saúde democrático que deve ser construído pela sociedade. Após os painéis haverá tribunas para aprofundar os temas e debater assuntos como financeirização, políticas de gestão, e garantias para a construção de um projeto com a participação dos movimentos da Reforma Sanitária e demais entidades, redes e associações da sociedade brasileira. A Abrasco estará presente nos debates. Os resultados da troca de ideias serão incorporados à nova tese política do Cebes. O evento é gratuito e necessita de inscrições prévias no site até 02 de novembro. Confira aqui a programação.
A entidade convoca ainda todos os associados em dia com suas obrigações estatutárias a participarem da Assembleia Nacional, a ser realizada no último dia do evento, quando será apresentado o relatório de gestão da atual direção e será realizada a eleição de nova diretoria. A Comissão Eleitoral definida é composta por Roberto Passos Nogueira, Luís Bernardo Bieber e Maria da Penha Oliveira.
III Simpósio de Política e Saúde e Assembleia Geral do Cebes
De 7 a 9 de novembro de 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em auditório a ser confirmado