NOTÍCIAS 

Cecília Minayo recebe prêmio da Academia Mundial de Ciências

Assessoria Ciência & Saúde Coletiva

Foto: Ciência & Saúde Coletiva

A editora chefe da revista Ciência e Saúde Coletiva, Cecília Minayo, recebeu o prêmio internacional da Academia Mundial de Ciências (TWAS Awards 2024). A premiação em Ciências Sociais é fruto da contribuição aos estudos sobre a violência e os seus impactos na saúde, além da aplicação de abordagens qualitativas em saúde pública. 

Os prêmios TWAS são concedidos em nove áreas: Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Terra, Astronomia e Ciências Espaciais, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais. Dentre os treze vencedores, Cecília é a única brasileira.

Para ela, essa vitória não é apenas pessoal, refletindo um esforço coletivo e árduo. “Nossas conquistas mostram o trabalho conjunto dos envolvidos. Esta premiação só é possível porque estão comigo todos os pesquisadores do CLAVES, colaboradores técnicos e editores da revista Ciência & Saúde Coletiva. Atuamos em conjunto para que tenhamos uma saúde coletiva com mais significados, aspirações, valores e atitudes”, afirma a editora chefe.

Os vencedores farão uma palestra sobre suas pesquisas na próxima Conferência Geral da Academia, a ser realizada provisoriamente no próximo ano. “A pesquisa qualitativa responde a questões particulares e enfoca um nível de realidade que não pode ser quantificado. Nossa meta é continuar mostrando o potencial brasileiro e ampliar o cenário de boas práticas na saúde coletiva”, conclui Cecilia.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo