O GT Saúde da População LGBTI+ está com chamada aberta para novos integrantes. Podem se inscrever pessoas acadêmicas vinculadas a instituições de ensino e pesquisa no Brasil que desejam contribuir de maneira significativa para o entendimento e aprimoramento da saúde LGBTI+ no Brasil e fortalecimento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
O que é necessário para participar?
Devem ser pesquisadores(as), trabalhadores(as) do SUS ou da rede ou pessoas do movimento social, com titulação de doutorado ou, com mestrado (com notório saber na área, a ser avaliado pela Comissão), vínculo institucional e expertise em Saúde LGBTI+.
Temática: Buscamos preencher lacunas do conhecimento sobre saúde LGBTI+ ainda não abordadas pelo GT
Proporcionalidade geográfica: Valorizaremos a representação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Diversidade de raça/cor, etnia: Daremos prioridade para pessoas, indígenas, pretas e pardas e estrangeiras.
Diversidade de orientação sexual e identidade de gênero: Buscamos ampliar as vozes ainda não representadas no GT, tendo como prioridade fomentar a participação de pessoas trans, não binárias, intersex, lésbicas, bissexuais. Isso significa que não serão aceitas candidaturas de homens cis brancos nesta chamada.
São critérios de permanência:
– Participação nas reuniões regulares do GT;
– Participação em ao menos 1 congresso da ABRASCO no triênio. Caso não seja possível participar dos congressos, o integrante poderá organizar atividades em conjunto com o coletivo do GT, como live-Ágora ou outro evento/atividade acadêmica.
– Engajamento em atividades do GT, incluindo projetos de pesquisa, elaboração de artigos/publicações em conjunto, oferta conjunta de disciplinas, oficinas, eventos e demais atividades pertinentes.
Por fim, todos os integrantes do GT devem, obrigatoriamente, ser pessoas associadas adimplentes à ABRASCO. Esta é uma oportunidade ímpar de colaborar para um GT que se dedica a trazer avanços concretos na área de saúde da população LGBTQIA+. Venha fazer parte desta história e contribuir para uma saúde mais inclusiva e representativa em nosso país. As pessoas interessadas devem preencher o formulário até o dia 15 de novembro de 2023.