A Abrasco, em conjunto com outras entidades científicas, apoia a chamada pública para publicação de artigos sobre Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de Pandemia da Covid-19″, da Revista Brasileira de Agroecologia (RBA). O prazo para submissão dos manuscritos vai até 22 de junho.
A chamada tem como objetivo mobilizar contribuições em forma de artigos de pesquisa, ensaios teóricos, revisões, notas críticas e resenhas de livro. A ideia central é trazer luz, a partir de diferentes abordagens e experiências interdisciplinares dos mais diferentes campos do conhecimento (Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, entre outros) que vislumbrem o diálogo entre Saúde Coletiva, Ambiente e Agroecologia em conexão com a pandemia. Os olhares devem localizar os impactos do SARS-CoV-2 sobre os mais diversificados grupos sociais brasileiros e latino-americanos, sobretudo povos e comunidades tradicionais (Decreto nº 6040/2007), povos indígenas, camponesas e camponeses, pescadoras e pescadores artesanais, quilombolas, agricultoras e agricultores familiares, entre outros, e seus territórios, como assentamentos rurais e unidades de conservação da natureza.
Ao final, espera-se a construção do Dossiê intitulado “Agroecologia, Saúde Coletiva e Ambiente em tempo de Pandemia da Covid-19”, a ser publicado na Revista Brasileira de Agroecologia(RBA). A publicação quer evidenciar a importância da construção do conhecimento pautado em uma ciência cidadã, considerando o papel dos sujeitos nos seus territórios, bem como o reconhecimento da natureza também como detentora de direitos, e que traga contribuições de maneira crítica e contundente à ciência clássica, uma vez que esta, segundo os organizadores, apresenta uma limitação real de prever e, sobretudo, de conduzir as incertezas deste momento e refazer, assim, um plano de enfrentamento às crises.
Assinam a chamada a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com parceria internacional da Sociedade Latino Americana de Agroecologia (SOCLA), Sociedade Latino Americana de Etnobiologia (SOLAE) e da Sociedade Argentina de Agroecologia (SAAE). O prazo para recebimento de manuscritos é até 22/06/2020.
Veja o texto oficial da chamada em pdf.