Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Ciência e Saúde Coletiva – Fevereiro de 2023

Comunicação Abrasco

Foto: Ed Us/Unsplash

A edição de fevereiro da revista Ciência e Saúde Coletiva reúne artigos sobre cobertura vacinal e pesquisas demográficas sobre as condições de saúde da população brasileira e prevenção de doenças letais. Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) constatam que o Plano Nacional de Imunização (PNI) não vem atingindo as coberturas vacinais recomendadas no calendário de vacinação. Segundo o TCU, houve uma queda de 30% da cobertura vacinal de cada uma das cinco vacinas prioritárias. 

Confira os artigos de destaque: 

Óbitos por condições de saúde posteriores à COVID-19 no Brasil
Ana Paula Muraro, Roseany Rocha, Alexandra Crispim Boing, Ligia Regina de Oliveira, Francine Nesello Melanda, Amanda Cristina de Souza Andrade

O artigo avalia a magnitude e o perfil dos óbitos por condições posteriores à COVID-19 no Brasil. Estudo descritivo com base nos dados preliminares de registro de óbitos do Sistema de Informação sobre Mortalidade ocorridos em 2021 e os avalia a partir da distribuição dos óbitos por região geográfica, semestre de ocorrência, sexo, faixa etária, raça/cor, escolaridade e local de ocorrência. 

Vacinação contra poliomielite no Brasil de 2011 a 2021: sucessos, reveses e desafios futuros
Maria Rita Donalisio, Alexandra Crispim Boing, Ana Paula Sayuri Sato, Edson Zangiacomi Martinez, Mariana Otero Xavier, Rosa Livia Freitas de Almeida, Rafael da Silveira Moreira, Rejane Christine de Sousa Queiroz, Alicia Matijasevich

Os autores analisam a tendência temporal das coberturas das três doses da vacina contra a poliomielite nos primeiros 12 meses de vida entre 2011 e 2021 com destaque na pandemia de COVID-19, além de mapear as CV no Brasil. Foi realizado um estudo ecológico com técnicas de série temporal interrompida (STI) e análise espacial, a partir dos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. 

Vacinação do sarampo no Brasil: onde estivemos e para onde vamos
Ana Paula Sayuri Sato, Alexandra Crispim Boing, Rosa Livia Freitas de Almeida, Mariana Otero Xavier, Rafael da Silveira Moreira, Edson Zangiacomi Martinez, Alicia Matijasevich, Maria Rita Donalisio

O estudo analisou a cobertura vacinal (CV), sua homogeneidade e os casos de sarampo no Brasil de 2011 a 2021, com enfoque no período da pandemia de COVID-19, sua tendência temporal, distribuição espaço-temporal e fatores associados aos aglomerados de menor CV. Trata-se de um estudo ecológico sobre a CV de sarampo (dose 1), com métodos de série temporal interrompida e de avaliação da disposição espaço-temporal, por meio do teste de varredura na identificação de aglomerados de CV. 

Confira a revista completa no Scielo

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo