NOTÍCIAS 

CNPq: chamadas abertas para desenvolvimento de vacinas e saúde das mulheres

Comunicação Abrasco

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está com duas chamadas públicas abertas este ano de incentivo à pesquisa com foco em desenvolvimento de vacinas e saúde das mulheres. As propostas podem ser enviadas até a última semana de fevereiro de 2026 e possuem o valor global de R$ 12.000.000,00 e R$ 15.000.000,00, respectivamente.

A Chamada para Pesquisas Inovadoras em Vacinas CNPq/Decit/SCTIE/MS Nº 31/2025 tem o objetivo de apoiar pesquisas sobre vacinas que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital contempla o desenvolvimento de imunizantes inovadores para doenças infecciosas emergentes ou endêmicas de relevância para a saúde pública brasileira, bem como o aprimoramento de plataformas tecnológicas inovadoras para produção de vacinas, com foco na autonomia científica, tecnológica e sanitária do Brasil. As propostas precisam ter alinhamento com a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS).

  • O prazo para envio vai até 23 de fevereiro de 2026.

Já a Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS – Nº 32/2025 – Pesquisas Inovadoras para a Saúde das Mulheres visa apoiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, no âmbito do SUS, aplicadas à saúde das mulheres. O foco está na melhoria da qualidade das ações de promoção da saúde feminina, prevenção, rastreamento, diagnóstico, tratamento e vigilância na oncologia bem como na atenção obstétrica segura. As propostas precisam considerar os princípios da equidade no acesso aos serviços e a redução da morbimortalidade materna por causas evitáveis.

  • O prazo para envio vai até 25 de fevereiro de 2026

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Acessar o conteúdo