Jornal O Globo noticiou neste domingo 31 de agosto de 2014, na coluna de Ancelmo Gois, a participação do professor Pedro Luiz Taiul durante o 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia.
Confira a íntegra da notícia:
‘Hoje é quase impossível eliminar o mosquito da dengue’
O professor Pedro Luiz Tauil, da Universidade de Brasília (UnB), diz que o país precisa “de novas tecnologias para controlar o avanço da dengue” e que, hoje, é quase impossível acabar com o mosquito transmissor da doença. Estes serão alguns dos pontos da palestra que ele vai levar ao Congresso Brasileiro de Epidemiologia, da Abrasco, de 7 a 10 de setembro, em Vitória, ES.
Tauil vai falar de uma tecnologia desenvolvida na Austrália a partir de um estudo que contou com mosquitos infectados por uma bactéria chamada Wolbachia, e outra que usa mosquitos transgênicos, desenvolvida em Oxford, na Inglaterra. Esta segunda tecnologia será testada no Brasil em breve.
– Com a intensa urbanização e a precariedade das condições de vida da população no Ocidente, é praticamente impossível eliminar o mosquito, ou mesmo reduzir a sua proliferação – afirma Tauil.
Aliás, em 29 de julho passado, foi inaugurada em Campinas, SP, a primeira fábrica brasileira de produção do mosquito da dengue modificado geneticamente. Assim, eles não deixam descendentes.