Em 27 de setembro de 1979, em Assembleia realizada na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, foi fundada a Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Abrasco. Passados 35 anos, em 2014, a Abrasco, agora Associação Brasileira de Saúde Coletiva, retornará ao local de sua Assembleia de fundação para celebrar sua história de compromisso científico e político com a Saúde Coletiva brasileira e internacional.
Para o presidente da Abrasco Luis Eugenio de Souza, estas 3 décadas e meia são anos de muita história e de muita luta: ‘o campo da Saúde Coletiva cresceu muito nesses 35 anos, do ponto de vista da produção de conhecimento, da formação de professores, pesquisadores, técnicos e trabalhadores da saúde que atuam nas diversas áreas da Saúde Coletiva na Academia, nos Serviços. A Abrasco tem tido também uma forte atuação política, garantindo que o direito à saúde tenha sido escrito na Constituição – a participação da Abrasco na 8ª Conferência e no processo constituinte foi destacada – e até hoje, 35 anos depois, lutando pelo financiamento adequado no SUS por uma gestão de caráter público, eficiente, pela igualdade de acesso à saúde para todos os brasileiros. Enfim, a Abrasco é hoje um patrimônio da sociedade brasileira e espero que continue assim por muito tempo’ festeja Eugenio.
Considerando a importância da construção dessa história, a Abrasco vai realizar um momento comemorativo dos seus 35 anos, para refletir, coletivamente, sobre a trajetória da Associação até aqui e sobre suas perspectivas futuras. Será dia 23 de setembro, na sede da OPAS/OMS, Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, em Brasília. Neste mesmo dia, haverá o lançamento da Agência de Acreditação Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu de Saúde Pública/Coletiva.
Ainda na programação, a Mesa Redonda ‘Desafios para a próxima década’ terá a coordenação do secretário executivo da Abrasco Carlos Silva e a participação de 11 ex-presidentes da Associação. O dia comemorativo fecha com a palestra ‘Abrasco: uma instituição que ajuda mudar o Brasil’ proferida por Paulo Marchiori Buss (CRIS/Fiocruz).
As inscrições no evento são limitadas e vão até dia 18 de setembro de 2014. Para realizar a inscrição e conferir a programação completa, acesso o site exclusivo do evento http://www.abrascoeventos.org.br/35anos/