Neste mês de julho, o Canal Saúde, da Fiocruz, publicou entrevista com Anamaria Tambellini, presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária Abrasco-Cebes que é pesquisadora aposentada da Fiocruz e da UFRJ no programa Bate papo na saúde. Na ocasião, Anamaria falou sobre a CVRS, seu objetivo e o novo espaço criado para a inserção de relatos de trabalhadores que violaram ou que tiveram seus direitos violados pela ditadura militar brasileira, ocorrida no período entre 1964 e 1985. O presidente da Fundação, Paulo Gadelha também participou do programa.
Anamaria explica ainda quem são as pessoas que podem fazer um relato e como ele deve ser realizado. Para incluir informações no Sistema de Informação da CVRS é necessário que o interessado faça um cadastro na página.
Os relatos recebidos serão depositados nesse sistema, que reúne as informações e as distribui em um mapa de localização. Os depoimentos também são classificados em diferentes categorias de violação. Entre elas estão: homicídio, desaparecimento forçado, detenção ou prisão arbitrária, violação sexual e perseguição política.
Acesse aqui o sistema de relatos de violações da CVRS – Abrasco e Cebes
Anamaria Tambellini estará em Brasília para atividades com o Núcleo Local da CVRS do DF. Haverá reunião na Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (sala Interna da Diretoria da Faculdade), nesta sexta-feira, 17 de julho de 14h00 às 18h00.