Na reunião, foram definidos os primeiros elementos para a construção da convocatória pública de inscrição e apresentação de proposta de Grupos de Trabalho do Congresso. Todos os integrantes da Comissão deverão ser consultados para a construção do Termo de Referência em sua versão final a ser disponibilizada no site da ABRASCO no mês de setembro.
Participaram da reunião de ontem o secretário executivo da ABRASCO, Carlos Silva; a coordenadora do Lappis e vice-presidente da Comissão, Roseni Pinheiro; além de Maria Helena Mendonça (ENSP/FIOCRUZ), Rafaela Zozanelli (IMS/UERJ), André Luis de Oliveira (Physis/UERJ) e Cláudia Camelo (CEPESC).
Para Roseni Pinheiro, o Congresso é o momento para reiterar o compromisso ético-político de reafirmar o papel da universidade para produção do conhecimento científico. “Queremos aprofundar o diálogo e reafirmar o caráter fundamental que a reflexão sobre saúde coletiva ocupa no campo das ciências sociais e humanas”, diz, acrescentando que o Congresso vai oferecer também atividades culturais no ano em que se comemora o centenário do poeta Vinícius de Moraes.
“A UERJ é uma instituição que tem uma inserção cultural muitoforte no estado e no município do Rio. Nesse sentido, vamos reunir esforços a fim de acolher diferentes olhares das diversas regiões do País e de possibilitar um maior intercâmbio e compartilhamento de culturas”, comenta.
De acordo com Carlos Silva, secretário executivo da ABRASCO, uma das questões relavantes da reunião é a perspectiva que se tem de dar continuidade aos trabalhos da Comissão do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO para o fortalecimento da saúde coletiva no Brasil. “A realização desse tipo de congresso contribui tanto para a produção como para divulgação do conhecimento”, diz.
Carlos ressalta a importância do VI Congresso acontecer, mais uma vez, no espaço universitário. “Vale registrar que a ABRASCO compartilhará com o CEPESC (Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva) a operacionalização executiva do evento. “Isto certamente, trará novas aprendizagens para a Secretaria Executiva da Abrasco qualificando a interlocução, a transparência e o coletivo em todo o processo”, acrescenta.
A Comissão vem definindo um calendário de reuniões e atividades para tratar da logística e infra-estrutura do evento. Durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO), que vai acontece em Porto Alegre, entre os dias 14 e 18 de novembro, a Comissão estará reunida na Oficina de Ciências Sociais e Humanas.
Fonte: Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis/Uerj)