Como a atenção primária à saúde pode contribuir para a construção de sistemas universais? A pergunta é o mote da conferência proferida pelo especialista espanhol José-Manuel Freire e promovida pelo Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) no dia 13 de maio às 11 horas (GMT-3), que terá transmissão online em espanhol, inglês e português e estará disponível pelo link www.aps.isags-unasur.org.
Dentre os países europeus, a Espanha se destaca por seu sistema nacional de saúde universal regionalizado com um modelo de atenção primária à saúde com equipes multiprofissionais e centros de saúde públicos territorializados que cobrem 100% da população. Os êxitos e desafios da experiência espanhola serão apresentados por José-Manuel Freire, que abordará porque um sistema de saúde com financiamento público e organizado em torno dos cuidados primários e prática generalista apresenta melhores indicadores do que um sistema que aposta na provisão privada e no financiamento, organização e prestação dos chamados níveis mais complexos de atenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atenção primária tem o papel de responder à maioria das necessidades de saúde e coordenar a atenção integral e o fluxo das pessoas no sistema de saúde, além de ser a estratégia mais eficiente para responder às condições de saúde do século XXI: a globalização de modos de vida pouco saudáveis, a aceleração da urbanização não planejada e o envelhecimento demográfico – que contribuem para o aumento das doenças crônicas e geram novas demandas para os serviços.
A conferência faz parte da iniciativa do ISAGS de fomentar a discussão sobre o desenvolvimento de sistemas universais de saúde na região sul-americana. Os interessados poderão participar através do envio de perguntas por e-mail (comunicacao@isags-unasur.org), Twitter (@isagsunasur) ou Facebook (/isags.unasursalud).
Conferencista
José-Manuel Freire atualmente é chefe do Departamento de Saúde Internacional da Escola Nacional de Saúde do Instituto de Saúde Carlos III (Madri, Espanha). Médico com especialização em saúde pública e administração em saúde pelas universidades de Londres (LSHTM) e Harvard (HSPH), já desempenhou a função de conselheiro de saúde do País Basco e presidiu o grupo de especialistas em ‘Bom Governo dos Sistemas de Saúde’ do Conselho da União Europeia.
Além da conferência
A conferência de José-Manuel Freire é o ponto de partida para o seminário ‘Abordagens de Atenção Primária à Saúde e estratégias para permanência de profissionais em zonas remotas e desfavorecidas nos países da América do Sul’, promovido pelo ISAGS entre os dias 13 e 15 de maio de 2014 com a participação de representantes dos Ministérios da Saúde das 12 nações sul-americanas. Atualmente o Instituto realiza um mapeamento da APS na região que vai gerar um livro.