NOTÍCIAS 

Confira a programação da Ágora Abrasco de 23 a 26 de junho

Ao mesmo tempo que ultrapassa as 50 mil mortes em decorrência da Covid-19, o Brasil inicia a flexibilização do isolamento. Neste fim de semana, aglomerações foram registradas em todo o país. A Ágora Abrasco inicia a sua décima segunda semana de discussões, e a recomendação ainda é a mesma: se puder, fique em casa.  Confira a programação de 23 a 26 de junho, e acompanhe na TV Abrasco:

Data: 23 de junho
Horário: 16 h
Live: O mundo após a pandemia: cenários 

Convidado:

  • José Luis Fiori, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e professor aposentado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).

Coordenação:

  • Reinaldo Guimarães , vice-presidente da Abrasco e pesquisador do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUBEA/UFRJ).

Data: 24 de junho
Horário: 16 h
Painel: Tabagismo e Covid-19

Expositores:

  •  Vera Luiza da Costa e Silva, ex-Chefe do Secretariado da Convenção-Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CQCT/OMS) e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
  • Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
  • Mônica Andreis , diretora executiva da ACT Promoção da Saúde.
  • Tania Cavalcante, médica ddo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Costa (INCA) e secretária executiva da Comissão Nacional da Comissão ( Interministerial ) para Implementação da Convenção Quadro da OMS para Controle do Tabaco (CONICQ)

Coordenação:

  • Cristiane Vianna, assessora técnica de controle de tabaco da The Union ( International Union Against Tuberculosis and Lung Disease).

Data: 25 de junho
Horário: 15:30
Colóquio: Prevenção, tratamento e cuidado ao HIV/AIDS e outras IST durante a pandemia de Covid-19: adaptações, desafios e telessaúde

Expositores:

  • Alexandre Grangeiro ,professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP).
  • Inês Dourado , professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).
  • Veriano Terto-Jr , diretor vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA).
  • Maria Clara Gianna , coordenadora adjunta do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo.

Coordenação:

  • Laio Magno, professor adjunto do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Debatedores: 

Maeve de Mello (OPAS/OMS), Richard Parker (ABIA), Maria Amélia Veras (FCMSCSP), Moisés Toniolo (CNS), Paulo Giacomini (REDLA+), Alícia Krüger  (ABRASITTI), Ceuci Nunes (Hosp. Couto Maia/BA), Jorge Beloqui, Ivan França Júnior (USP), Vera Paiva (USP), Miralba Freire (CEDAP/SESAB-BA), Simone Monteiro (Fiocruz/RJ), Ligia Kerr (UFC), Symmy Larrat (ABGLT), Keyla Sympson (ANTRA), Carl Kendall (UFC) , Andréa Leal (UFRGS), Ana Brito (Fiocruz/PE), Paula Massa (USP), Marcos Pereira (ISC/UFBA), Ana Paula Reis (ISC/UFBA), Ana Gabriela Travassos (MEPISCO/UNEB), Sandra Brasil (MEPISCO/UNEB), Regina Barbosa (Unicamp), Daniela Knauth (UFRGS), Fabiane Soares (ISC/UFBA), Dulce Ferraz (Fiocruz), Eliana Zucchi (Unisantos), Mateus Westin (UFMG) e Unai Tupinambas (UFMG).

Data: 26 de junho
Horário: 16 h
Painel: Cultura e sociedade no enfrentamento à pandemia de Covid-19

Expositores:

  • Juca Ferreira, sociólogo e ex-ministro da Cultura.
  • Rosana Onocko, vice-presidente da Abrasco e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp).
  • Tadeu de Paula,  professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DESCOL/UFRGS).
  • Inara do Nascimento Tavares, professora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e integrante do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco.

Coordenação:

  • Tatiana Gerhardt, vice-presidente da Abrasco e professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DESCOL/UFRGS).

 


  Baixe  as artes de divulgação e #compartilhe conhecimento 🙂

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo