Parte do esforço para descobrir e produzir métodos de prevenção e tratamento para o SARS-CoV-2 consiste no compartilhamento de informações entre pesquisadores de todo o mundo. A comunidade científica da Saúde Coletiva brasileira também está envolvida neste movimento, e várias revistas científicas estão com processos de revisão acelerada por pares e divulgação diferenciada – o fast tracking – a fim de facilitar a troca de questionamentos e resultados produzidos sobre a pandemia. Dentre essas, algumas publicações também têm se somado ao trabalho da base SciELO na publicação de contribuições no blog SciELO em Perspectiva e no SciELO Preprints, lançado recentemente e ainda em fase piloto, recebendo unicamente contribuições relacionadas à Covid-19. Confira, abaixo, a maneira como algumas publicações que compõem o Fórum de Editores de Saúde Coletiva tem se organizado tanto para o recebimento de escritos inéditos e abertos à comunidade científica, como na divulgação de contribuições convidadas:
Chamadas públicas:
- A Revista Brasileira de Epidemiologia (RBE), editada pela Abrasco em regime de fluxo contínuo, está recebendo manuscritos sobre o novo coronavírus sob avaliação expressa, disponibilizando-os no blog SciELO em Perspectiva. A ideia é garantir visibilidade de materiais que manifestem contribuições imprescindíveis para a área e que orientem na tomada de decisões e ações urgentes. Veja as instruções para submissão, na plataforma SciELO, e confira duas importantes contribuições republicadas no Portal Abrasco: “Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus”, editorial assinado por Antonio Moura da Silva; e “O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil?”, redigido por um time de especialistas associados da Abrasco.
- Ciência & Saúde Coletiva, editada pela Abrasco em números mensais, está recebendo artigos no regime de fast tracking desde março, dando visibilidade às publicações em seu site e no SciELOPreprints, e acaba de fechar um edição especial, que se encontra em processo de editoração. Autores devem seguir o trâmite regular da revista, pelo sistema SciELO-ScholarOne. Dentre os documentos já publicados, destaque para o artigo de Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas, assinado conjuntamente com outros pesquisadores da universidade, “Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul: inquéritos sorológicos seriados”, uma prévia da pesquisa que está em andamento no Rio Grande do Sul.
- A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) publicou o editorial “A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19”. Pela importância do tema, a RBSO está lançando chamada para a submissão de artigos, ensaios, revisões, relatos de experiência e comunicações breves sobre as relações entre a atual pandemia da Covid1-9 e a saúde do trabalhador.
- Cadernos de Saúde Pública (CSP) , editada pela ENSP/Fiocruz, também adotou rotina diferenciada para avaliação e publicação de artigos dedicados à Covid-19. A CSP abriu um espaço temático para esta finalidade, intitulado “Covid-19: contribuições da Saúde Coletiva“, mas também está publicando trabalhos sobre o tema nas demais seções da revista (tais como Ensaio, Artigo Empírico, Revisão e Questões Metodológicas). Acesse o site para enviar o escrito; e confira o editorial “A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada”, escrito pelo vice-presidente da Abrasco, Guilherme Werneck, em autoria conjunta com Marília Sá Carvalho, editora da publicação.
- A Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS), em resposta à emergência da causada pelo novo coronavirus SARS-CoV- 2, convida pesquisadores e profissionais de saúde a submeterem manuscritos relacionados ao tema – confira na página específica de orientações.
- Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , publicação trimestral editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), também está recebendo artigos dedicados ao tema para avaliação rápida entre pares, com uma página dedicada à submissão. Os manuscritos aceitos não editados são disponibilizados na página Pré-prova COVID-19 (SARS-CoV-2).
- Saúde e Sociedade, periódico editado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), também está adotando o fast tracking para avaliar produções que tragam reflexões e levantem problemas a respeito da pandemia de Covid-19, tendo por referência e ênfase o campo das ciências sociais e humanas em saúde. Interessados e interessadas em submeter artigos devem utilizar a plataforma regular da publicação.
Para leitura:
- Trabalho, Educação e Saúde (TES) inaugurou a seção Notas de Conjuntura, com textos de pesquisadores convidados, articulando reflexões sobre o contexto da Covid 19. Já foram discutidos temas como Desigualdades Raciais; Desigualdades de Classe e Território; Publico e privado na Saúde e Politica governamental e repercussões no contexto pandêmico. A TES é editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.
- Physis: Revista de Saúde Coletiva lançou um convite aos professores do Instituto de Medicina Social da UERJ para que compartilhassem suas reflexões sobre o tema, partindo de suas áreas de investigação. O resultado é o especial “Saúde coletiva: múltiplos olhares sobre a pandemia”, conjunto de artigos que cobrem aspectos diversos da epidemia.
- Saúde em Debate publicou no editorial do primeiro número regular de 2020 o documento “Lockdown ou vigilância participativa em saúde? Lições da Covid-19”. A revista do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) traz contribuições para entender o mundo da saúde coletiva no momento crítico da pandemia de coronavírus.
- História, Ciências, Saúde-Manguinhos criou a categoria “Histórias e coronavírus”, em seu site oficial. Dentre os diversos artigos e matérias, é possível conferir a compilação “Pandemia: particularidades de cada lugar”, que reúne análises de historiadores estrangeiros sobre o avanço da Covid-19 em seus países.
- A Revista de Saúde Pública, também editada pela FSP/USP, apresentou uma comunicação breve sobre a pandemia: “Investigação de surto em navio de carga em tempo de COVID-19, Porto de Santos, Brasil”, de Eder Gatti Fernandes, Janice Santos e Helena Sato.
- Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário traz “Nos idos de março de 2020: lutar contra a doença, vencer o desespero, pensar a Saúde”, editorial assinado por Manuel Curado, João Vaz Rodrigues e André Dias Pereira.