Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

8º Abrascão debate as prioridades do setor de saúde

Juana Portugal

Os desafios de conjugar globalização e desenvolvimento da pesquisa em saúde, este foi o tema do debate “Prioridades em Saúde e Pesquisa em Saúde nos países em Desenvolvimento”, que aconteceu em 22 de agosto. Coordenado por Madel T. Luz (Instituto de Medicina Social da Uerj) e por Kul C. Gautman (Diretor executivo da Unicef), o evento também contou com a participação de Maria Soledad Iroumé (Ministra da Saúde do Chile) e Ginés Gonzales García (Ministra da Saúde e Meio Ambiente da Argentina).

Durante o debate os palestrantes mostraram os resultados de pesquisas em saúde em países em desenvolvimento, revelando deficiências e prioridades. Reinaldo Felippe Nery Guimarães (vice-presidente da Fiocruz) falou sobre as necessidades e pesquisas no setor de saúde do Brasil. Complementando o assunto, Stephen Matlin (diretor executivo do Global Forum for Health Research) debateu o financiamento e a redução do tempo da pesquisa em saúde. Já Gregory Pappas (Departamento de Ciência em Saúde Comunitária da Universidade Agha Khan, do Paquistão) trouxe a público o resultado da pesquisa sobre as mais importantes demandas e problemas de saúde do Pasquistão.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo