Ampliar as estratégias para o cuidado integral em saúde, promovendo a discussão sobre a humanização nos serviços e o papel das humanidades no ensino dos profissionais da área. Esse é o objetivo do Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde, a ser realizado nos dias 31 de março e 1º de abril. Organizado pela Rede Humaniza da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas (HC-USP), o evento acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O prazo para apresentação de resumos foi prorrogado para 31 de janeiro.
Serão aceitos tanto pôsteres quanto comunicações orais, sejam de pesquisas ou relatos de experiências, que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos: cuidado ao paciente; ensino-aprendizagem de humanidades e humanização; pesquisa em humanidades e humanização na saúde; humanização na atenção ao profissional da saúde; humanização como estratégia de gestão e qualidade de serviços, e formação ética e humanista dos profissionais da saúde.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros compõem a programação do Congresso. O professor Diego Garcia, da Universidad Complutense de Madrid, fará a conferência de abertura com o tema “Bioética e Humanização”. Da Universidade de Michigan virá o professor Arno Kumagai, que vai abordar a humanização do cuidado na educação médica. Isabel Fernandes; da Universidade de Lisboa, e José Ricardo Ayres; da FMUSP, são outros docentes que estarão presentes. As inscrições variam de R$ 120 e R$ 300, dependendo da categoria profissional. Confira outras informações no site do evento.