Reunidos no 2º Encontro Nacional de Articulação e Controle Social do SUS, conselheiros municipais, estaduais e nacionais da área aprovaram moção sobre o programa Mais Médicos.
Confira o texto na íntegra abaixo e acesse aqui o documento em pdf.
MOÇÃO
Os Conselheiros Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde reunidos no 2º Encontro Nacional de Articulação e Fortalecimento do Controle Social no SUS, realizado em 28 e 29 de agosto de 2013, em Brasília, expressam apoio ao programa emergencial que prevê a vinda dos médicos estrangeiros que estão chegando ao Brasil para prestar atenção à saúde das populações dos municípios que não contam com a assistência médica ou onde esta é insuficiente, como nas periferias das grandes cidades e municípios do interior.
Da mesma forma repudiamos a hostilidade a estes profissionais, dedicada por alguns grupos insatisfeitos, chegando ao absurdo de presenciarmos atitudes preconceituosas e ate de xenofobia. Infelizmente, este comportamento não reflete a intenção de diálogo com vistas à solução de dilemas que devem ser tratados em curto prazo, tendo como foco o acesso universal, integral e com qualidade à saúde pública, direito constitucional assegurado a todos os brasileiros.
Os Conselheiros de Saúde entendem que as insatisfações com as políticas públicas traduzidas nestas decisões de governo, devem ser discutidas nos espaços onde as representações da sociedade e do governo estão presentes, nos conselhos de saúde nas três esferas de gestão do SUS.
2º Encontro Nacional de Articulação e Fortalecimento do Controle Social no SUS, realizado em 28 e 29 de agosto de 2013