O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará do 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento será realizado de 1º a 4 de maio, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. O Congresso tem como tema “Estado e Democracia: o SUS como direito social”. Os desafios da gestão do sistema de saúde, na atual conjuntura de crise nacional e internacional, e a reflexão sobre os temas da Saúde Coletiva devem permear o debate.
Entre os objetivos do Congresso está a construção de uma agenda estratégica que permita consolidar o projeto de reforma sanitária de acordo com o contexto atual. O CNS tem discutido, nas últimas reuniões do colegiado, alternativas para enfrentar a crise no sistema público de saúde no Brasil, com base nos princípios da universalidade, integralidade e equidade.
No dia 2, o Conselho estará presente nas discussões da mesa temática A Política de Atenção Básica que Queremos.
O presidente do Conselho, Ronald Santos, é o convidado da mesa Crise da política e da democracia representativa no Brasil: o papel dos movimentos sociais, dos partidos políticos e das instituições estatais na garantia dos direitos sociais e do direito à Saúde. Essa apresentação será no dia 3, às 10h45. No mesmo dia, o presidente do CNS estará no debate sobre Burocracia, controlismo e gestão do SUS nos Estados e Municípios: Dilemas do Financiamento e da Governança, às 14h.
A abertura oficial do Congresso será no dia 2 de maio, a partir das 18h. Como atividades preparatórias, serão oferecidas diferentes oficinas temáticas, nos dias 30 de abril e 1º de maio. Entre elas a Avaliação e Monitoramento de Políticas e Programas de Educação em Saúde; Gestão do Trabalho e Capacidades Humanas no SUS e A Incorporação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) ao sistema de informação em saúde.
Durante o Congresso, o CNS também promoverá a 1ª Conferência Livre de Vigilância em Saúde, no dia 1º de maio, como uma etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que ocorrerá em novembro, em Brasília. Também serão realizadas as reuniões da comissão organizadora da CNVS e da mesa diretora.