Até esta sexta-feira, 25 de abril, acontece a Oficina de Trabalho sobre Avaliação de Desempenho de Intervenções em Saúde, que integra o protocolo de cooperação técnica estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por intermédio da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), e a Universidade de Montreal (Canadá), com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), onde estão sendo realizadas as atividades.
Durante o encontro, estão sendo analisados e debatidos seis projetos de pesquisa, que se constituíram em dissertações de mestrado de profissionais, técnicos da Sevs/SES-PE, que trabalham na Vigilância em Saúde em Pernambuco. A oficina conta com a presença dos professores François Champagne e Geneviéve Ste. Marie (na fotografia), da Universidade de Montreal e dos docentes do programa de pós-graduação em Avaliação em Saúde do Imip, onde os técnicos da Sevs concluíram o mestrado profissional em Avaliação em Saúde.
Os pesquisadores do Grupo de Pesquisas de Gestão e Avaliação em Saúde (Geas) do Imip, desenvolveram Estudos de Avaliação de Desempenho (AD) da Vigilância em Saúde no Estado, a partir do modelo Egipss (Evaluation Globale Integrée de Performance des Sistemas et Services), desenvolvido, entre outros autores, pelo professor visitante François Champagne e por André-Piérre Contandriopoulos.
O conselheiro da Abrasco, Eronildo Felisberto (atualmente secretário executivo de Vigilância em Saúde da SES) que também é docente-pesquisador do Geas/Imip, enfatiza a oportunidade da discussão com os pesquisadores canadenses sobre a metodologia e a análise dos dados oriundos dos estudos de avaliação de desempenho desenvolvidos pelos alunos e orientadores do mestrado profissional, enfatizando o aprimoramento e a qualificação técnico-científica dos profissionais da Sevs. Ela ainda lembra que faz parte da cooperação interinstitucional o desenvolvimento e a disseminação dos resultados, por intermédio de artigos científicos sobre os estudos avaliativos realizados e publicações técnicas para os profissionais do SUS estadual.
A Oficina tem o apoio da ABRASCO, por intermédio do Convenio de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.
A Profa. Isabella Samico, coordenadora do PPGAS, enfatiza a oportunidade da discussão com os pesquisadores canadenses sobre a metodologia e a análise dos dados oriundos dos estudos de avaliação de desempenho desenvolvidos pelos alunos e orientadores do Mestrado Profissional. A Profa.Isabella destaca, ainda, que faz parte da cooperação interinstitucional, o desenvolvimento e a disseminação dos resultados, por intermédio de publicações científicas sobre os estudos avaliativos e, ainda, o fortalecimento das estratégias de intercâmbio interinstitucional.
(Com informações da Secretaria de Saúde de Pernambuco)