Fortalecer os cursos de graduação em Saúde Coletiva (CGSC), garantindo formação abrangente em todo território nacional e respeitando as especificidades locais. Este é o objetivo da proposta de termo de referência para os CGSC, aprovada pela Coordenação do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva (FGSC) em 18 de junho e agora aberta ao debate público. Os interessados em discutir o texto devem apresentar sugestões de alteração e/ou novas propostas têm até 15 de julho.
Eleita no último Abrascão, em outubro do ano passado, a Coordenação completou seis meses de atividades voltadas para o reconhecimento e regulamentação dos CGSC e para a promoção e inserção dos formados no mercado de trabalho. De janeiro até agora, foram realizadas quatro reuniões por teleconferência (confira as atas ao fim da matéria). Membros do colegiado reuniram-se também com Luis Eugênio, presidente da Abrasco, para discutir formas de ampliar a participação do FGSC nas discussões político-científico-acadêmicas da Associação. A entidade ofereceu todo o suporte e apoio de seus departamentos para as ações do secretariado do Fórum.
Outros eventos que contaram com a presença do FGSC foram o Acolhimento Nacional dos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde e a reunião do FNEPAS (Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde), ambos ocorridos em Brasília nos meses de janeiro e abril, respectivamente.
Para prosseguir com as ações de fortalecimento, reconhecimento e promoção da carreira, foi redigida uma proposta de termo de referência para os CGSC. O termo tem como propósito demarcar os principais temas para uma formação acadêmica abrangente em Saúde Coletiva, bem como definir o ambiente de atuação e o perfil do formado. A adoção deste documento pelas direções e congregações dos CGSC ajudará também a construção de uma identidade entre professores, funcionários e alunos, bem como contribuir para balizar projetos pedagógicos tanto dos cursos já existentes quanto dos futuros a fim de propiciar percursos semelhantes e respeitar as especificidades e diferenças de cada instituição e localidade. Os interessados têm até 15 de julho para encaminhar suas contribuições para o e-mail coordenacao_fgsc@abrasco.org.br
Outro importante espaço de divulgação dos esforços e vivências de nossos estudantes e professores será a edição de agosto da Revista Tempus Acta, da Universidade de Brasília (UnB). A publicação prepara para uma tiragem especial sobre a experiência dos CGSC nas seguintes linhas temáticas: identidade da graduação em saúde coletiva; mercado de trabalho; regulamentação da profissão, e campo de estágio. A data limite para submissão de artigos (gratuita e não remunerada) é até 30 de junho.