NOTÍCIAS 

COP30: confira a participação da Abrasco

A Abrasco marca presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém, capital do Pará. Em parceria com a Federação Mundial de Associações de Saúde Pública – The World Federation of Public Health Associations – (WFPHA), a Associação tem trabalhado junto aos países que participam do evento e ao Ministério da Saúde na elaboração do Plano de Ação em Saúde de Belém, proposta com o objetivo de auxiliar os países a adaptarem seus sistemas de saúde aos efeitos das mudanças climáticas.

A primeira atividade é uma reunião promovida pela Abrasco, WFPHA e a Associação Chinesa de Medicina Preventiva – China Preventive Medicine Association (CPMA) para debater os efeitos das mudanças climáticas na saúde pública e estratégias para mitigá-las. O encontro acontece nesta quarta-feira (12), das 8h30 às 17h30, em formato híbrido, no Museu Emílio Goeldi. A Abrasco será representada pelo seu presidente, Rômulo Paes de Sousa.

A segunda atividade, prevista para às 9h30 de sexta-feira (14), acontecerá na Zona Azul do Pavilhão da Agenda de Ação e consiste na reunião para debater a implementação do Plano de Ação em Saúde de Belém, com o lançamento de documentos sobre participação social. A Abrasco também será representada pelo seu presidente, Rômulo Paes, e o encontro contará com a participação de autoridades, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A COP30 definiu 30 objetivos-chave para a ação climática, entre os quais está a promoção de sistemas de saúde resilientes, com foco no desenvolvimento humano e social. Dessa maneira, o Plano de Ação em Saúde de Belém propõe políticas públicas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na saúde, com ações voltadas para eventos extremos, o fortalecimento de sistemas de alerta precoce e também estratégias de adaptação territorial.

Clique aqui e saiba mais sobre o Plano de Ação em Saúde de Belém!

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo