Tem novo curso da parceria Abrasco e Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em vigilância em saúde com inscrições abertas. É o Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico, qualificação no formato virtual, desenvolvido pela Fiocruz Brasília e UNA-SUS. As inscrições vão até 16 de junho.
O objetivo geral é qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam oportunamente a potenciais emergências de saúde pública.
Identificar os principais componentes de um cenário epidêmico; saber planejar e mobilizar ações com grupos e instituições para a construção de um plano de contingência que utilize as diversas ferramentas, incluindo as de comunicação, são as competências a serem desenvolvidas com o curso, que vai partir de um problema real. Os alunos deverão construir o plano à medida em que avança o processo de aprendizagem.
A formação autoinstrucional virtual conta com atividades e momentos síncronos e assíncronos, com materiais multimídia e textos de apoio em plataforma online própria e webinários com especialistas convidados para debates sobre os temas centrais ao vivo. A carga horária total é de 45 horas/aula e receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação final.
Para Claudio Maierovitch, vice-presidente da Abrasco e um dos responsáveis pelos cursos integrados, e em particular por este módulo, a pandemia de COVID-19 tornou mais evidente a necessidade de expandir o aprendizado em vigilância em saúde e fortalecer as parcerias da sociedade civil.
“Este curso, em especial, aborda um tema que ainda é pouco usual em nossas instituições, o planejamento anterior à ocorrência de crises. Esperamos, com ele, dar uma contribuição para uma importante mudança cultural, de forma que as respostas a emergências e crises sejam rápidas e qualificadas, reduzindo, assim, o sofrimento humano, os danos econômicos e o desperdício de recursos públicos”.