NOTÍCIAS 

Cursos Integrados em Vigilância em Saúde: inscrições abertas

Comunicação Abrasco


A Abrasco e o Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) oferecem os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde. São formações gratuitas, online, voltadas para quem já atua na área, e abertas para qualquer pessoa interessada na temática. É uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

As inscrições estão abertas! Confira os cursos disponíveis: 

Preparação de Planos de Contingência

A ideia é qualificar profissionais de saúde para identificar cenários de risco e elaborar planos de contingência que respondam com rapidez a potenciais emergências sanitárias. O curso ajudará o estudante a reconhecer o planejamento como ferramenta, entender a utilidade das ferramentas de comunicação e mobilizar grupos e instituições. 

Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais

O objetivo é treinar profissionais e gestores da saúde para compreender as particularidades da investigação laboratorial, reconhecer a importância da vigilância genômica viral, identificar os métodos mais adequados e interpretar os resultados para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública. 

Investigação de Surtos e Epidemias

Este curso ensinará os profissionais de saúde a compreender a importância de se investigar surtos e epidemias, com a apresentação dos principais termos utilizados na área, assim como os dez passos da investigação. Aborda particularidades relacionadas às doenças respiratórias (covid-19 e outras) e exantemáticas (leptospirose, toxoplasmose e hepatite A). 

Análise de Dados para Vigilância em Saúde

Pretende-se habilitar profissionais das vigilâncias em saúde nas técnicas mais qualificadas e rápidas de análises de dados para a rotina do serviço da área. A formação inclui elementos básicos do software R, formatar painéis (dashboards), gerenciar as diversas bases de dados oficiais de saúde – dentre outras especificidades. Além do curso principal, há mais seis cursos de Análise de Dados em Saúde. 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo