NOTÍCIAS 

Cursos Pré-Simpósios Simbravisa 2013 já começaram

Flaviano Quaresma

Além dos 10 programados, também já teve início neste sábado, 26, a oficina  “O ensino da vigilância sanitária (VISA) nos cursos de Farmácia” segue até amanhã das 9 às 13h, sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica. Outra oficina que está sendo realizada hoje é “Vigilância em postos de combustíveis no Brasil”, promovida pelo GT Saúde do Trabalhador da Abrasco.

 

Com Fernanda Sabagh, o curso “Gestão da Qualidade Laboratorial: requisitos aplicáveis a laboratórios de ensaio”, que está acontecendo apenas hoje (26/10) está trabalhando os requisitos básicos da Gestão da Qualidade Laboratorial – baseado na norma de ensaio e calibração (ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005).

 

Karen Friedrich em “Avaliação toxicológica de produtos de interesse para a saúde” está abordando aspectos toxicológicos e os testes disponíveis para a avaliação de produtos da nanotecnologia e da biotecnologia, como os OECD, US EPA e FDA disponíveis para a avaliação de produtos da nanotecnologia e da biotecnologia. Karen também está trabalhando no curso, as principais diretrizes internacionais para predizer os efeitos na saúde humana de agrotóxicos, cosméticos, medicamentos e outros produtos de interesse para a saúde.

 

Já o curso “Processo administrativo sanitário”, que tem conteúdo programático até este domingo das 9 às 13h, Cláudia de Oliveira Britto Pilau, Bruno Naundorf, Dora Valéria Bocchi Barlem e com participação parcial Susete Lobo Saar de Almeida, está oferecendo bases legais, teórico e práticas, com foco na administração pública, no processo administrativo e no processo administrativo sanitário. Os participantes deste curso também estão vendo a Vigilância Sanitária e a aplicação das Normas Jurídicas – hierarquia e validade das normas; Administração Pública e Vigilância Sanitária – Princípios da Administração Pública e do Processo Administrativo; Ritos no Processo Administrativo Sanitário – a aplicação da Lei Federal nº 6437/1977; e Postura Profissional na Vigilância Sanitária.

 

Em “Investigação de surtos em Doenças Transmitidas por Alimentos”, que segue até amanhã das 9 às 13h, Denise Maria S. Figueiredo e Susete Lobo Saar de Almeida vão fazer conhecer o Sistema de Vigilância Epidemiológica das DTA, identificando os fatores de risco associados aos surtos ao propor medidas de intervenção na prevenção, no controle e na divulgação dos riscos.

 

Luiz Alberto dos Santos em “Bases teóricas e práticas sobre biomateriais e biofabricação l”, hoje e amanhã, está apresentando as bases teóricas e práticas sobre os biomateriais e as técnicas de prototipagem rápida e biofabricação. O Conteúdo Programático vai contar com a definição e o histórico dos biomateriais e da biofabricação; Biomateriais – cerâmicos, metálicos e poliméricos; Prototipagem rápida e técnicas de biofabricação.

 

Juntos neste sábado, 26, Eduardo César Tondo e Josete Baialardi Silveira ministram o curso “Análise de risco microbiológico para vigilância sanitária com ênfase em alimentos” contribuindo com conhecimentos sobre princípios e aplicações práticas da Análise de Riscos (AR) Microbiológicos em alimentos. Estão trabalhando conceitos importantes para o desenvolvimento da AR; a função da AR e sua utilização pelas Vigilâncias Sanitárias; Perigos nos alimentos; os riscos nos alimentos; a relação da AR com s BPF, POP e APPCC; a gestão de Risco; a Avaliação de Risco; e a Comunicação de Risco.

 

No curso “Metodologia de Avaliação de Risco Potencial em Serviços de Hemoterapia”, Agildo Mangabeira Guimarães Filho, Ana Lucia Barsante e Marcelo Vogler de Moraes estão apresentando até as 18 horas deste sábado, a construção e a utilização da metodologia de Avaliação de Risco Potencial em Serviços de Hemoterapia (MARP-SH).

 

Daniella Guimarães de Araujo, Daniela Hoffmann Lobato C. Lopes e José Augusto Cabral de Barros ministram até as 18 horas, o curso Comunicação e Educação em vigilância sanitária: intervenções e mediações”, instrumentalizando os participantes a realizar uma análise de ações educacionais e de comunicação em saúde, utilizando noções de psicologia da comunicação, usos das mídias e da educomunicação. Noções sobre percepção e subjetividade, Estudos de recepção: a mediação, Comunicação verbal e não verbal, Mídias digitais e mídias alternativas, A educomunicação e Noções para melhorar sua comunicação fazem parte do programa.

 

O curso “Regulação e Fiscalização de ‘Suplementos Alimentares’ no Brasil” com Aline Figueiredo, Daniele Zago Souza, Lorilei de Fátima Wzorek, Rodrigo Martins de Vargas e Suzany Portal da Silva Moraes, está contribuindo com conhecimento para o SNVS na identificação e fiscalização do mercado brasileiro os “suplementos alimentares”.

 

No curso “Aplicação da norma no uso da Talidomida no Brasil”, Renata de Morais Souza está contextualizando, apresentando e discutindo os controles estabelecidos pela RDC nº 11/2011, que trata da substância e medicamento Talidomida. 

 

Já João Batista Silva Júnior e Lara Alonso da Silva estão ministrando o curso “Diretrizes sanitárias para o transporte de material biológico humano com ênfase em sangue, tecidos e órgãos para fins terapêuticos”, apresentando e discutindo tópicos de interesse regulatório para o transporte de sangue, tecidos, células e órgãos com fins terapêuticos baseados nos critérios internacionais e nacionais de transporte de material biológico.

 

O curso “Ferramentas da informática na gestão de sistemas: o caso do Notivisa e da Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE)” está capacitando neste sábado e domingo (26 e 27/10), técnicos das Vigilâncias Sanitárias para a utilização do sistema Notivisa e contextualizar, apresentar as diretrizes traadas para Autorização de Funcionamento de Empresas (AFE). José Romério Rabelo Melo e Neriton Ribeiro de Souza comandam o conteúdo programático.

 

Paulo Senise com o curso “Tópicos de interesse da vigilância sanitária nos serviços de radiodiagnóstico em mamografia” até amanhã das 9 às 13h, está apresentando e discutindo tópicos de interesse para a prática da vigilância sanitária em serviços de radiodiagnóstico por imagem, com ênfase em mamógrafos.

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo