Está marcado para o dia 29 de setembro, às 9h, no INCQS/Fiocruz/RJ, próxima segunda-feira, o lançamento do Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS). Durante a sessão, será debatido o tema Memória, Direitos e Reparação: Impactos legais e políticos das apurações das comissões da verdade, por Nadine Borges, presidenta da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, e Antônio Ivo de Carvalho, pesquisador e ex-diretor da ENSP.
O evento é organizado pela Associação de Funcionários da Fiocruz (ASFOC-SN), Casa de Oswaldo Cruz, ENSP, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde e vai acontecer no auditório Sérgio Arouca, localizado no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Av. Brasil 4365 – campus Manguinhos – RJ).
A Comissão da Verdade da Reforma Sanitária tem por objetivo investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado (1964 – 1985) contra trabalhadores da saúde (1) de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem dos mesmos objetivos e princípios e com a sociedade brasileira, em geral, de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa. A presidente da CVRS Abrasco-Cebes, tem como presidente Anamaria Testa Tambellini, pesquisadora aposentada da Fiocruz e da UFRJ.