NOTÍCIAS 

Desigualdade na distribuição de vacinas ameaça o mundo

Letícia Maçulo

Em entrevista para a coluna Ciência e Saúde do portal O Povo, o vice presidente da Abrasco e pesquisador da Fiocruz, Rômulo Paes refletiu sobre como a desigualdade no acesso às vacinas contra a Covid-19, principalmente no continente africano, apresentam um risco no controle da doença para países de todo o mundo. 

Em alguns países da África, a dificuldade não está no acesso às vacinas, mas na distribuição. Paes lembra que em alguns países, o principal problema é o logístico. “Existe um problema de transporte que é gravíssimo. Países como o Congo não têm estradas. As estradas são muito ruins e perigosas, então a principal forma de transporte é através dos rios, principalmente pelo rio Congo. Isso acontece em vários lugares.”

Dados da OMS mostram que, no continente africano, entre profissionais da saúde — grupos prioritários de vacinação — apenas um em cada quatro está totalmente vacinado contra a Covid-19.


Clique aqui e leia a matéria na íntegra

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo