
Em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em 8 de julho de 1948, essa data passou a ser conhecida como o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, a partir das Leis nº 10.221 de 2001 e nº 11.807 de 2008.
Dessa maneira, nesta data, a Abrasco homenageia toda a comunidade da Saúde Coletiva, composta por pessoas engajadas e comprometidas, que se esforçam, através dos seus estudos e contribuições, para construir um país mais justo, menos desigual e com um Sistema Único de Saúde (SUS) fortalecido.
Afinal, a Ciência é um instrumento de transformação social e a Saúde Coletiva é um campo plural e engajado, que propicia potência analítica e capacidade de responder às demandas sociais, como destaca a vice-presidente da Abrasco, Carmem Leitão.
A Saúde Coletiva brasileira é reconhecida como um campo de conhecimentos, práticas e lutas profundamente comprometido com a transformação social e com a defesa do direito à saúde. Sua trajetória está intrinsecamente ligada à construção do Sistema Único de Saúde (SUS), expressando uma perspectiva crítica que articula ciência, política e participação social. Marcada pela pluralidade epistemológica e metodológica, a Saúde Coletiva abriga distintas tradições teóricas e campos disciplinares, demonstrando uma notável capacidade de reinvenção ao incorporar temas emergentes que incidem sobre o processo saúde-doença. Essa diversidade, embora represente um desafio, também fortalece sua potência analítica e sua habilidade de responder às complexas demandas sanitárias, sociais e políticas do país.
Seguimos juntos nessa luta!
Associe-se à Abrasco e ajude a construir uma Ciência plural, participativa e engajada!