Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Dimensão comercial sobre os DSS ganha vitrine do conhecimento na BIREME

As investigações sobre os impactos de produtos e indústrias na saúde das populações ganhou um novo e importante instrumento de trabalho. O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME lançou em 19 de novembro a Vitrine de Conhecimento Dimensão Comercial dos Determinantes Sociais da Saúde – DCDSS. A atividade de apresentação do projeto e do site contou com transmissão pela internet, com participação de gerentes da OPAS/OMS, pesquisadores brasileiros e estrangeiros e representantes de entidades da sociedade civil, entre elas, a Abrasco, representada pelo Grupo Temático Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável.

O GT esteve presente em todas as reuniões do processo de elaboração da Vitrine, contribuindo com as discussões sobre a estrutura, os tópicos necessários e o levantamento de materiais e referências disponíveis. As vitrines têm sido a estratégia de divulgação desse braço técnico da OPAS para democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica na América Latina e Caribe. Na coleção, há vitrines dedicadas a temas como HIV/Aids, Covid-19, equidade, gênero, controle do tabaco, Direitos Humanos, entre outros. (veja aqui aqui)

Para o Grupo Temático Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável, a consolidação de tal conteúdo na biblioteca virtual da BIREME favorece a cooperação técnica, a mobilização e a produção científica sobre um tema tão relevante como os determinantes sociais da saúde. “Essa vitrine permite evidenciar como a agenda pública foi capturada pelo lobby corporativo em favor dos interesses privados. A dinâmica dessa dimensão comercial pode aprofundar as iniquidades sociais (iniquidade de renda, poder e recursos), fragilizando governos e Estados e sua capacidade institucional de implementar políticas efetivas. Os interesses comerciais também contribuem para o agravamento do negacionismo científico e da iniquidade epistêmica e tecnológica no país”, ressalta Júlia Nogueira, da coordenação do GT. 

Os próximos passos da ação vão buscar expandir o acervo, ampliar a visibilidade dos materiais e despertar o interesse pela temática para que mais pesquisas sejam realizadas considerando esse marco teórico. Clique e acesse https://bvsalud.org/vitrinas/post_vitrines/5061/

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo