NOTÍCIAS 

Diretoria da Abrasco faz reunião com a ministra da saúde, Nísia Trindade, e seu secretariado em Brasília

Comunicação Abrasco

A diretoria da Abrasco se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com o objetivo de debater temáticas da saúde coletiva, o encontro aconteceu em Brasília, na sede do Ministério. Esta foi a primeira vez que a ministra e seus secretários receberam a diretoria da Abrasco para um diálogo institucional.

Participaram, além da ministra, os secretários: Felipe Proenço, de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Adriano Massuda de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Carlos Gadelha, de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial (SECTICS), Ethel Maciel, de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Isabela Cardoso, de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Ana Estela Haddad, de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) e Maria Lucilene Santos, secretária adjunta de Saúde Índigena adjunta (SESAI). 

A Abrasco foi representada pelo seu presidente, Rômulo Paes de Sousa, e pelos vices Carmem Leitão, Reinaldo Guimarães, Diana Anunciação, Luanda Lima, Estela Aquino e os integrantes do Conselho Deliberativo, Breno de Oliveira, Márcia Bandini, Nádia Fiori e Cláudio Maierovich.

A ministra Nísia Trindade abriu o encontro destacando a importância do diálogo com a sociedade civil e o papel da Abrasco enquanto entidade científica. “Esta reunião é inédita e se justifica pela quantidade de pautas em comum com a Abrasco. O Ministério da Saúde precisa dialogar com a sociedade civil e construir agendas conjuntas”, afirmou. Ela também falou sobre as principais ações do Ministério até o momento, ressaltando os avanços do programa “Mais Acesso a Especialistas”.

Durante a reunião, foram abordados temas centrais da saúde coletiva, como vacinação, os impactos das iniquidades étnico-raciais na saúde, saúde e ambiente, saúde digital, direito à saúde das mulheres, entre outros assuntos. Também foram discutidos os desafios relacionados à comunicação com os diversos atores da saúde pública e com a sociedade civil, destacando a importância de criar uma comunicação acessível e democrática.

O presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, avalia positivamente o encontro e explica os próximos desdobramentos: “foi uma reunião muito positiva, nós agora entramos em uma etapa de identificar quais das iniciativas citadas são as mais promissoras deste trabalho conjunto, então foi uma reunião que reforça a parceria entre Abrasco e Ministério da Saúde e abriu novas possibilidades para uma colaboração mais forte entre estas duas instituições fundamentais para a saúde coletiva no Brasil”.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo