A Diretoria da Abrasco se reuniu na tarde desta quinta-feira (27) com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, na sede da pasta em Brasília, no Distrito Federal. A chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, Eliane Aparecida da Cruz, também participou do encontro. Os temas abordados fazem parte da agenda conjunta do Ministério da Saúde e da Abrasco para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e incluem, entre outros temas, Atenção Primária à Saúde (APS), financiamento do SUS e o programa Agora Tem Especialistas.
Além do presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, estiveram presentes as vice-presidentes Carmem Leitão, Dandara Ramos, Diana Anunciação, Keila Brito, Liane Righi; e os conselheiros Cláudio Maierovitch, Breno de Oliveira Ferreira, Nadia Spada Fiori e Marcia Bandini; e a secretária-executiva adjunta da Associação, Luanda Lima. A abrasquiana e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, também participou da reunião.
A vice-presidente Carmem Leitão cumprimentou a equipe do Ministério pelo trabalho desenvolvido e ratificou a importância da Abrasco e da pasta da saúde caminharem conjuntamente. “Essa parceria e esse movimento de acolhida do Ministério da Saúde são muito positivos. Estamos solidificando ainda mais o campo da Saúde Coletiva numa perspectiva de fortalecimento do SUS. Sabemos o quão positivo é ter um Ministério comprometido com a saúde pública”, afirmou.
O secretário Adriano Massuda ressaltou a importância do encontro com a Diretoria da Abrasco. “É super importante para o Ministério ter esse espaço de conversa com a Diretoria da Abrasco, uma representação bastante importante do pensamento da Saúde Coletiva brasileira, e uma oportunidade para conversarmos sobre a agenda do ministério. Queremos ter mais espaços de conversa, diálogo e debate com a Abrasco. É uma oportunidade muito boa estar aqui como sanitarista”, declarou.
O secretário-executivo ainda destacou a participação do Ministério da Saúde no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (14º Abrascão), organizado pela Abrasco. Nesta edição, quase 600 pessoas da equipe do Ministério estarão presentes no evento, em mais de 40 atividades, e mais de 130 trabalhos foram enviados por trabalhadores do órgão.
O presidente da Abrasco, Rômulo Paes, considerou a reunião muito produtiva e ainda agradeceu ao secretário-executivo pela parceria com o Ministério da Saúde na realização do 14º Abrascão. “Agradecemos pela reunião e também pelo apoio do Ministério da Saúde na realização do 14º Abrascão. Conversamos, ouvimos e identificamos pontos de encontro. A partir dessa identificação de agendas, vamos desenvolver alguns desses temas, para estabelecer parcerias”, registrou.





