- Version
- Download 1813
- Tamanho do Arquivo 8.84 MB
- Data de Criação 12 de junho de 2015
- Download
APRESENTAĂĂO
NĂO HĂ DĂVIDAS. ESTAMOS DIANTE DE UMA VERDADE CIENTIFICAMENTE COMPROVADA:Â OS AGROTĂXICOS FAZEM MAL Ă SAĂDE DAS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE.
Depois de causar grande impacto em 2012, o DossiĂȘ Abrasco sobre AgrotĂłxicos ganha nova edição. A publicação, com mais de 600 pĂĄginas, colorida e ilustrada, inclui a revisĂŁo do DossiĂȘ de 2012 e uma quarta parte inĂ©dita. Este capĂtulo, concluĂdo em outubro de 2014, foi dedicado a atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisĂ”es polĂticas, com informaçÔes que envolvem os agrotĂłxicos, as lutas pela redução dessas substĂąncias e pela superação do modelo de agricultura quĂmico-dependente do agronegĂłcio.
NĂŁo Ă© por falta de confirmação dos efeitos nocivos Ă saĂșde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotĂłxicos no Brasil nĂŁo Ă© revertida. O livro reĂșne informaçÔes de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, que revelam evidĂȘncias cientĂficas e correlação direta entre uso de agrotĂłxicos e problemas de saĂșde. Essas informaçÔes foram confirmadas por diversas fontes, relatos e denĂșncias, no Brasil e no exterior.
A publicação, com mais de 600 pĂĄginas, colorida e ilustrada, reĂșne as trĂȘs partes revisadas do DossiĂȘ Abrasco lançadas ao longo de 2012, alĂ©m de uma quarta parte inĂ©dita intitulada âA crise do paradigma do agronegĂłcio e as lutas pela agroecologiaâ. O livro Ă© uma co-edição da Escola PolitĂ©cnica de SaĂșde Joaquim VenĂąncio, da Fiocruz, e da editora ExpressĂŁo Popular. Este capĂtulo inĂ©dito, concluĂdo em outubro de 2014, foi dedicado Ă atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisĂ”es polĂticas, com informaçÔes que envolvem os agrotĂłxicos, as lutas pela redução dessas substĂąncias e pela superação do modelo de agricultura quĂmico-dependente do agronegĂłcio. A leitura desse cenĂĄrio mais recente revela que a situação do paĂs em relação aos agrotĂłxicos estĂĄ ainda mais grave e que a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrĂcolas cresce ano apĂłs ano, estĂĄ em curso um processo de desregulamentação do uso de agrotĂłxicos no paĂs. NĂŁo Ă© por falta de confirmação dos efeitos nocivos Ă saĂșde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotĂłxicos no Brasil nĂŁo Ă© revertida. O livro reĂșne informaçÔes de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidĂȘncias cientĂficas e correlação direta entre uso de agrotĂłxicos e problemas de saĂșde. NĂŁo hĂĄ dĂșvida, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: os agrotĂłxicos fazem mal Ă saĂșde das pessoas e ao meio ambiente. A sociedade brasileira resiste ao uso de agrotĂłxicos, tem se organizado e avança na conquista de polĂticas pĂșblicas importantes, como a PolĂtica Nacional para a Prevenção e Controle do CĂąncer e a PolĂtica Nacional de Agroecologia e Produção OrgĂąnica. Sobre a agroecologia â que o livro trata com dedicação especial nesta quarta parte, temos a possibilidade concreta de implementar o Programa Nacional de Redução de AgrotĂłxicos (PRONARA).