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“Educação Popular em Saúde, mais do que nunca!”: confira a edição temática da Revista de Educação Popular

Participante do 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde recebe “bença”, no Espaço de Cuidados | Foto: Kio Lima/Abrasco | 2019

O Grupo Temático de Educação Popular em Saúde (GT EPS) da Abrasco e a Revista de Educação Popular (REP), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU), firmaram uma frutífera parceria. A edição temática Educação Popular em Saúde foi lançada em 14 de julho, e está disponível para leitura – online e gratuita.

REP busca registrar e divulgar experiências e reflexões em educação, saúde e cultura, além de fornecer subsídios e apoio teórico e metodológico para a elaboração e implementação de projetos institucionais relacionados a educação popular. É o que explicou Regina Nascimento Silva, editora da revista: “A REP propicia a socialização da produção acadêmica e dos grupos e movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas atuais no processo de ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras e a inclusão de conhecimentos produzidos no exame da realidade atual pelos movimentos sociais e outras comunidades externas”.

Regina também apontou que, diante da gravidade da situação atual – a pandemia da Covid-19 e tudo o que ela implica – a publicação Educação Popular em Saúde é um instrumento para aqueles que pensam e praticam saúde. “Acreditamos que os textos publicados nesta edição especial possam subsidiar práticas e experiências não hegemônicas no campo da educação popular em saúde, corroborando assim com os propósitos da revista e do GT EdPop/Abrasco”, diz.

No editorial Educação Popular em Saúde, mais do que nunca!, César Augusto Paro (UFRJ), Grasiele Nespoli (Fiocruz) e Luanda de Oliveira (Fiocruz) – integrantes do GT EPS/Abrasco – rememoram que, quando o grupo concebeu a edição temática, tinham em mente “a importância da atualização das reflexões sobre o agir em saúde a partir da perspectiva da educação popular, de modo a nos apontar caminhos para compreender e superar um cenário cada vez mais sombrio que nos assolava e que aumentava os desafios para o cuidado em saúde”.

Os pesquisadores não esperavam, no entanto, a profundidade da crise sanitária, econômica e social que viria com a pandemia de coronavírus. Para eles, é imprescindível que se resgate um “pensar e agir críticos” , para transformar a conjuntura nefasta em uma oportunidade de mudanças e construção de novos caminhos: “[…] esperançar coletivamente inéditos-viáveis, que apontam para a construção de outros mundos possíveis”. Além do editorial, a publicação é preenchida por artigos originais, relatos de experiência, entrevistas e “pontos de vista”.

Acesse a Edição Especial Educação Popular em Saúde, publicada em 14 de julho de 2020, no site da Revista de Educação Popular .

Editorial

Artigos originais

Relatos de experiência

Entrevista

Ponto de Vista

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