O Grupo Temático de Educação Popular em Saúde (GT EPS) da Abrasco e a Revista de Educação Popular (REP), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (PROEXC/UFU), firmaram uma frutífera parceria. A edição temática Educação Popular em Saúde foi lançada em 14 de julho, e está disponível para leitura – online e gratuita.
A REP busca registrar e divulgar experiências e reflexões em educação, saúde e cultura, além de fornecer subsídios e apoio teórico e metodológico para a elaboração e implementação de projetos institucionais relacionados a educação popular. É o que explicou Regina Nascimento Silva, editora da revista: “A REP propicia a socialização da produção acadêmica e dos grupos e movimentos sociais, de maneira a produzir a inserção de temas ou problemas atuais no processo de ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras e a inclusão de conhecimentos produzidos no exame da realidade atual pelos movimentos sociais e outras comunidades externas”.
Regina também apontou que, diante da gravidade da situação atual – a pandemia da Covid-19 e tudo o que ela implica – a publicação Educação Popular em Saúde é um instrumento para aqueles que pensam e praticam saúde. “Acreditamos que os textos publicados nesta edição especial possam subsidiar práticas e experiências não hegemônicas no campo da educação popular em saúde, corroborando assim com os propósitos da revista e do GT EdPop/Abrasco”, diz.
No editorial Educação Popular em Saúde, mais do que nunca!, César Augusto Paro (UFRJ), Grasiele Nespoli (Fiocruz) e Luanda de Oliveira (Fiocruz) – integrantes do GT EPS/Abrasco – rememoram que, quando o grupo concebeu a edição temática, tinham em mente “a importância da atualização das reflexões sobre o agir em saúde a partir da perspectiva da educação popular, de modo a nos apontar caminhos para compreender e superar um cenário cada vez mais sombrio que nos assolava e que aumentava os desafios para o cuidado em saúde”.
Os pesquisadores não esperavam, no entanto, a profundidade da crise sanitária, econômica e social que viria com a pandemia de coronavírus. Para eles, é imprescindível que se resgate um “pensar e agir críticos” , para transformar a conjuntura nefasta em uma oportunidade de mudanças e construção de novos caminhos: “[…] esperançar coletivamente inéditos-viáveis, que apontam para a construção de outros mundos possíveis”. Além do editorial, a publicação é preenchida por artigos originais, relatos de experiência, entrevistas e “pontos de vista”.
Acesse a Edição Especial Educação Popular em Saúde, publicada em 14 de julho de 2020, no site da Revista de Educação Popular .
Editorial
- Educação Popular em Saúde, mais do que nunca! – César Augusto Paro, Grasiele Nespoli , Luanda de Oliveira Lima
Artigos originais
- Educação Popular em Saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020 – Pedro José Santos Carneiro Cruz, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Vanderleia Laodete Pulga, Aline Maria Batista Machado, Volmir José Brutscher
- Práticas populares de saúde no cuidado: prevalência de utilização em um distrito do interior do estado de São Paulo – Laura Sanches Rocha, Aline Guerra Aquilante
- Educação em saúde no contexto escolar: construção de uma proposta interdisciplinar de ensino-aprendizagem baseada em projetos – Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Vanessa Candito, Félix Alexandre Antunes Soares
- Serviço social, educação popular e saúde: elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional – Laila Talita da Conceição Costa, José Whelisson Brito dos Santos
- Investigando concepções de educação em saúde de estudantes universitários de Ciências Biológicas relacionadas ao controle do Aedes aegypti – Andréia Guerra Pimentel, Suzete Araujo Oliveira Gomes , Ana Paula Massadar Morel, Gutemberg Gomes Alves, Carolina Nascimento Spiegel
- Capoeira Angola e educação popular em saúde: por uma pedagogia ancestral e amorosa – Caena Rodrigues Conceição, Kinda Rodrigues Conceição
- O processo de formação para a prática de educação popular em saúde: concepções teóricas e metodológicas dos egressos de enfermagem – Flávia Maraísa de Paiva Silva, Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira
Relatos de experiência
- Atuação da fisioterapia em grupo operativo na Atenção Básica : relato de experiência – Mariana Ribeiro de Carvalho, Aralinda Nogueira Pinto de Sá, Jairo Domingos de Morais, Angely Caldas Gomes, Danyelle Nóbrega de Farias, Luciana Moura Mendes de Lima
- Ancestralidade e produção de saúde na comunidade indígena Xokós, Sergipe: a educação popular como proposta de formação pelo diálogo intercultural – Rodrigo Cardoso dos Santos, Ricardo Cardoso dos Santos
- Tenda Saúde, Arte e Cultura : uma experiência de educação popular e promoção da saúde Eduardo Viana da Silva, Pollyana Sousa Almeida , Fabiana Ribeiro Santana
- Desenvolvimento de ferramenta de educação alimentar e nutricional: uma construção interdisciplinar e interprofissional – Alyne Silveira Pereira, Janaina das Neves, Eliana Elisabeth Diehl, Cláudia Soar
- A educação popular em saúde como estratégia fortalecedora do apoio matricial na atenção básica – Paula Rafaela Gonçalves Lima, Fabiana de Oliveira Silva Sousa, Hannah Shiva Ludgero Farias, Yuri Andrey Ferreira do Carmo
- Educação popular no cuidado integral ao usuário de álcool e outras drogas: um caminho possível – Hannah Shiva Ludgero Farias, Luciana Figueiredo de Oliveira, Idaene Socorro da Silva, Hosana Silmara Eleutério Silva
- A territorialização como instrumento para formação em saúde a partir de uma experiência de extensão popular – Jeane Constantino Pereira, Erika Valeska da Costa Alves, Artemis Rodrigues Dias, Dailton Alencar Lucas de Lacerda
Entrevista
- Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara: um diálogo com Oscar Jara – Fabricio Gobetti Leonardi, Raiane Patrícia Severino Assumpção
Ponto de Vista
- Incertezas em tempos de pandemia: uma reflexão sobre a Educação Popular em Saúde –Helena Maria Scherlowski Leal David, Grasiele Nespoli, Marcos Aurélio Matos Lemões
- Lições da pandemia: aprender com outras epistemologias o cuidado coletivo com reciprocidade – Carla Pontes de Albuquerque, Reinaldo Matias Fleuri
- Os processos de produção de conhecimentos e pesquisa na educação popular e saúde – Sonia Acioli, José Ivo dos Santos Pedrosa
- O diálogo como estratégia formativa: perspectivas a partir da Educação Popular em Saúde – Luanda de Oliveira Lima, Renata Pekelman
- Educação popular em saúde, arte e múltiplas linguagens – Vera Lúcia de Azevedo Dantas, César Augusto Paro, Pedro José Santos Carneiro Cruz