NOTÍCIAS 

Eleições Abrasco: candidato à presidência, Rômulo Paes fala sobre desafios para o fortalecimento da saúde coletiva

Letícia Maçulo

A manhã da sexta-feira (19) foi marcada pela conversa com o candidato à presidência da Abrasco, Rômulo Paes. O representante da chapa “Avançar e Transformar” respondeu perguntas de abrasquianos e abrasquianas de todo o país e falou sobre as propostas da chapa para enfrentar os desafios atuais do campo da Saúde Coletiva. O encontro teve como mediador o presidente da Comissão Eleitoral, Aluísio Gomes Silva Junior.

Rômulo abriu sua fala refletindo sobre o cenário atual da saúde. Ele destacou como desafio imediato a questão do financiamento em saúde e, a longo prazo, a desigualdade no acesso à saúde. “Este é um desafio importante, pois temos tido um movimento de enfraquecimento de um modelo focado na atenção pública em saúde, com um desequilíbrio favorecendo o setor privado”, explicou.

Respondendo ao presidente da Comissão Eleitoral, Aluísio Gomes Silva Junior, sobre a motivação para a criação da chapa, o candidato à presidência reforçou o compromisso com o fortalecimento do campo da saúde coletiva: “Esta chapa busca dar continuidade à excelente liderança que Rosana Onocko e os demais amigos e amigas da diretoria da Abrasco encaminharam até aqui. Além de dar continuidade a uma longa tradição nas diretorias da Abrasco de fortalecer o SUS e em fortalecer o ensino e a pesquisa em Saúde Coletiva, este campo onde a Abrasco é extremamente relevante”, afirma Rômulo.

Ao longo da conversa, que durou cerca de 1 hora, o candidato ainda respondeu questões sobre o papel da Abrasco na saúde global e sobre como fortalecer a incidência política brasileira, e abordou temas como a importância da juventude na Abrasco, além de debater sobre ações afirmativas, saúde e meio ambiente, entre vários outros temas. A entrevista está disponível na integra na TV Abrasco.

A chapa “Avançar e Transformar” traz um programa voltado para enfrentar os desafios atuais e continuar os esforços na área da saúde coletiva, tendo como prioridade cinco eixos de atuação:

  1. Defesa da democracia, direitos humanos, paz, justiça, respeito à diversidade, inclusão, solidariedade, equidade, uso racional dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável;
  2. Defesa do direito constitucional à saúde e do Sistema Único de Saúde;
  3. Política de ciência, tecnologia e inovação em saúde soberana para responder às demandas do SUS e apoiar o desenvolvimento nacional;
  4. Políticas educacionais socialmente referenciadas para fortalecer e expandir a formação em saúde comprometida com as demandas em saúde da população brasileira;
  5. Fortalecimento da ABRASCO, reiterando seus valores históricos e compromissos sociais pela transformação, independência, transparência e democracia.

Confira aqui o programa da chapa “Avançar e Transformar”

Conheça também todos os integrantes da chapa “Avançar e Transformar”

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Abrasco, assista:


As eleições deste ano irão definir a Presidência, Diretoria e Conselho Deliberativo (CD) da Abrasco para a gestão 2024-2027. A votação acontecerá de 29 a 31 de julho, por meio de sistema digital. Para votar, é necessário ser associado e estar com a anuidade em dia, bem como verificar se os dados cadastrais estão atualizados.

Sua participação na eleição é fundamental para fortalecer a Abrasco! Garanta sua voz neste processo!

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo