O Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebe na próxima quarta-feira, 27 de agosto, Sonia Diaz, diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL). A professora é convidada para o debate Metodologias qualitativas e abordagens participavas em saúde, que contará ainda com a participação de Willer Baumgarten Marcondes, pesquisador da instituição. A coordenação é da pesquisadora Regina Bodstein.
O encontro visa à troca de experiências e surge como desdobramento de uma agenda comum em torno da formação em Pesquisa Qualitativa em Saúde, construída pelo Departamento de Ciências Sociais da ENSP/Fiocruz e dos Programas de Pós-graduação da mesma instituição e do IHMT/UNL. Segundo Regina, apesar do reconhecimento e prestígio crescentes das contribuições da metodologia qualitativa para os estudos na área da saúde, inúmeros são os desafios do ensino dessa disciplina nos cursos de pós-graduação. “Quer pela interdisciplinaridade e complexidade do campo da saúde, quer pelo fato de que os pós-graduandos, em sua maior parte, não terem formação prévia em Ciências Sociais, a oferta de cursos específicos segue sendo relativamente baixa na área da saúde. O objetivo do Centro de Estudos é debater estratégias que visem esse fortalecimento”, completa a pesquisadora.
O evento será realizado no Salão Internacional da ENSP (4° andar), na Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Manguinhos, às 13h30.