NOTÍCIAS 

Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva – número 3

revista-ensaios-dialogos_nov16

Novembro de 2016 – N° 3

SUMÁRIO

– Revista completa – Baixar o PDF
– Editorial –  Baixar o PDF

ARTIGOS

Sou médico de família e comunidade Baixar o PDF Artigo de Felipe Monte Cardoso, médico de família e comunidade do Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau (Rio de Janeiro) e Professor Auxiliar do Departamento de Medicina e Família e Comunidade da UFRJ. “Em minha opinião, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde deveria ser mais valorizado: muitas queixas referentes à qualidade do trabalho no território que poderiam ser superadas com um sólido programa de educação permanente” diz o autor do artigo.

Qual o déficit da previdência social?  Baixar o PDF Artigo de Carlos Ocké-Reis e Rosa Maria Marques. Ocké é Economista, doutor em Saúde Coletiva e pós-doutor pela Yale School of Management é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Rosa é Professora titular de Economia da PUCSP. Presidente da ABrES. Especialista em políticas sociais e capitalismo contemporâneo. O artigo ‘Qual o déficit da previdência social?’ fala sobre este alardear de um déficit na previdência que justifica mais ‘reformas’ com corte de direitos brasileiros.

– De que modo adotar a prevenção do suicídio como causa e ainda como pesquisaBaixar o PDF Artigo de Carlos Estellita-Lins. O terceiro número da revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva da Abrasco traz um artigo do pesquisador Carlos Estellita-Lins, Coordenador do Grupo de Pesquisa de Prevenção do Suicídio (PesqueSui), do Instituto Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz). Estudioso do tema há anos, Estellita fala sobre os estudos sobre suicídio e ideação suicida, o uso de emergências psiquiátricas pela população e métodos de educação em massa sobre saúde mental.

– ISAGS: saúde em redes tecno-políticas transformando o território sul-americano. Entrevista exclusiva com Carina Vance Mafla e José Gomes Temporão – Baixar o PDF Sobre os desafios da governança sul-americana em saúde e do novo momento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde – ISAGS, um organismo intergovernamental de caráter público vinculado ao Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas, o jornalista Bruno C. Dias conversou com Carina Vance Mafla e com José Gomes Temporão. Ela assumiu este ano a diretoria executiva do Instituto, tem 38 anos, equatoriana, lésbica, com formação em Ciências Sociais e ex-ministra da Saúde de seu país, entre 2012 e 2015. Recebeu o bastão da direção do ISAGS das mãos de José Gomes Temporão, homem luso-brasileiro de 64 anos, heterossexual, formado em medicina e ex-ministro da Saúde do Brasil de 2007 a 2011.

– O repasse federal unificado do Ministério da Saúde para Estados e Municípios: considerações para um posicionamento e mobilização Baixar o PDF Artigo de Nelson Rodrigues dos Santos.  Nelsão fala-nos sobre o financiamento tripartite do SUS, com recursos provenientes da União, dos estados e dos municípios. Se faz necessário que o gestor conheça a legislação vigente, com a descrição do que pode ser gasto com as ações de serviços de saúde. É extremamente importante uma discussão nacional sobre o subfinanciamento crônico do setor. Nos últimos anos, há uma nítida tendência de redução da participação do governo federal nos gastos com saúde.

Sistema Único de Saúde – Caixa ÚnicoBaixar o PDFArtigo de Mauro Junqueira. O presidente do Conasems fala da questão do financiamento tripartite do SUS, com recursos provenientes da União, dos estados e dos municípios. Junqueira defende os princípios do Sistema Único de Saúde – “o direito à saúde, autonomia municipal da gestão da saúde, o financiamento justo de uma saúde de qualidade a partir da integralidade dos serviços e co-responsabilidade dos entes federados, tendo como referência a Atenção Básica de saúde, promoção e prevenção de doenças.

– Estratégias para consolidação do SUS e do direito à saúdeBaixar o PDF – Artigo de Gastão Wagner. Neste artigo para a revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva, o presidente da Abrasco, professor Gastão Wagner de Sousa Campos, reflete sobre os avanços e os problemas do SUS, bem como os significados da crise atual e os desafios da formação e pesquisa em Saúde Coletiva e na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde. Gastão vai além e propõe o SUS Brasil – “Uma utopia possível?” pergunta.

– Epistemologias do Sul e seus impactos sobre as ações e as políticas em saúde no Brasil – Baixar o PDF – Artigo de Paulo Henrique Martins. Este artigo é a íntegra da Conferência de Abertura do 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que aconteceu de 9 a 12 de outubro de 2016, em Cuiabá. O professor Martins falou democracia, cidadania e direitos humanos.

 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo