Pesquisar
Close this search box.

 POSICIONAMENTO ABRASCO 

Movimentos da Saúde Coletiva assinam nota de repúdio ao Presidente da República e pedem seu afastamento

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), a Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida), a Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) – entidades científicas da Saúde Coletiva e Bioética -, a Rede Nacional Médicas e Médicos Populares (RNMMP) e o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc) vêm a público repudiar o atentado à democracia praticado pelo Presidente da República ao comparecer e discursar em ato de apoio a uma intervenção militar e um novo AI-5.

Além de estimular concentrações públicas indo em desencontro às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente alimenta e produz o caos em meio a uma grave crise sanitária que exige atitudes emergenciais das instituições democráticas e a construção de uma ampla unidade de toda a nação brasileira contra a pandemia da Covid-19, pela proteção da vida e saúde do povo brasileiro.

Seu pronunciamento em 19 de abril ultrapassa todos os limites e exige a unidade de todos que defendem a democracia e a vida. Este pronunciamento, que não é um fato isolado pois tem havido repetidas manifestações graves, antidemocráticas e contra a saúde pública – faz com que este conjunto de atitudes justifique ações para o seu afastamento urgente da presidência, para que o Brasil possa enfrentar a pandemia adotando as medidas necessárias recomendadas pela OMS e pelos profissionais da saúde pública para o adequado enfrentamento da Covid-19. Só assim será possível que o Brasil ultrapasse esse momento crucial e se prepare para, no pós-pandemia, organizar um projeto de bem estar social que inclua todas as pessoas.

Em defesa da DEMOCRACIA, da SAÚDE e da VIDA!

Assinam:
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES)
Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida)
Associação Paulista de Saúde Pública (APSP)
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES)
Sociedade Brasileira de Bioética (SBB)
Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc)
Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares (RNMMP)
Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme)

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo