Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

EPI 2024: conheça as políticas de sustentabilidade do Congresso

No Brasil e no mundo, vemos a necessidade de pensar a saúde em convergência com o meio ambiente. Desastres, epidemias, insegurança alimentar e proliferação de doenças vêm agravando a vida da população em escala global, o que é um problema crescente para a saúde e a ciência. A organização do 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia está ciente desses desafios e, além de refletir sobre essa complexidade na programação do congresso, também busca concretizar em ações de sua estrutura física e planejamento do evento. 

Para esta edição do evento, a organização adaptou medidas do  documento elaborado pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da International Society for Environmental Epidemiology (ISEE), criado para orientar ações que visem mitigar o impacto ambiental.

Confira as medidas adotadas para garantir um EPI 2024 mais sustentável:

Alimentação

  • Será priorizada carne de frango à carne bovina, e vamos servir também refeições vegetarianas no buffet do evento.
  • Sempre que possível, escolheremos alimentos fornecidos por fontes locais.
  • Evitaremos comidas pré-empratadas (pre-plating), pré-embaladas (pre-package), alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas. 
  • Buscaremos doar os alimentos não utilizados para organizações locais que possam redistribuí-los.

Estadia e deslocamento

  • Recomendamos a hospedagem em hotéis próximos ao metrô. A Uerj, local do pré-congresso, e a Expomag, local do congresso, são próximos ao metrô.

Materiais

  • Não utilizaremos canetas ou crachás de plástico.
  • Em vez de brindes físicos do congresso, buscaremos oferecer itens relacionados à “experiência”: curadoria de eventos culturais da cidade no contraturno do Congresso, apresentação de atividades culturais de grupos locais ao longo da programação do evento, Tenda Paulo Freire para possibilitar trocas com movimentos sociais promotores da saúde.
  • Evitaremos, sempre que possível, itens de uso único (ex. sachês de açúcar, garrafas de água). Vamos fornecer canecas do evento para o uso dos/as participantes.
  •  Sempre que possível, optaremos por louça de cerâmica/vidro e copos de vidro no buffet do evento.
  • Priorizaremos o uso de materiais eletrônicos, em especial para as apresentações de pôsteres do Congresso.

Engajamento de participantes

  • Forneceremos um documento PDF sobre maneiras de reduzir a pegada de carbono no congresso e sobre medidas de tratamento do lixo.
  • Forneceremos uma lista de itens para os/as participantes/as irem preparados para o evento, tendo em vista a redução do impacto ambiental e o consumo de recursos. Buscaremos, assim, a preparação dos/as congressistas diante de possíveis externalidades, com a indicação de irem munidos de guarda-chuva/capa de chuva, chapéu, protetor solar e bolsa para suporte dos materiais a serem utilizados.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo