O primeiro episódio do novo podcast da Abrasco: “A Saúde é Coletiva” esta no ar e celebra o Dia Mundial da Saúde! A convidada especial da edição é a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, que em um bate-papo descontraído reflete sobre o que é possível comemorar nesta data e quais são os desafios que continuam em pauta quando o tema é saúde. O direito à Saúde, os avanços e retrocessos no Brasil, a privatização e fragmentação dos serviços no SUS, negacionismo científico, desenvolvimento econômico e perspectivas para o complexo médico-industrial da saúde foram algumas das principais questões debatidas por Rosana.
A gente tem que comemorar a existência do SUS. Porque de fato ter conseguido criar um sistema único, público, de acesso universal – que tem entre seus princípios, a integralidade, a regionalização, a ideia de equidade -, é fundamental”.
Rosana Onocko Campos
Dica cultural
O abrasquiano Luis Eugênio Portela de Souza, atual presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), é quem inaugura o quadro cultural do podcast! Ele traz a indicação de leitura de um livro sobre os bastidores do apoio de grandes nomes da indústria alemã ao Adolph Hitler.
“[Lembrei deste livro] pela divulgação das investigações referentes ao oito de janeiro do ano passado aqui no Brasil. Essa reunião do ex-presidente [Bolsonaro] com seus ministros, assessores… me lembra muito essa reunião que houve lá do Hitler com os grandes empresários alemães que o financiaram”, conta Luis.
E aí, ficaram curiosos? O episódio já está disponível em todas as plataformas de áudio!
Aperta o play e vem com a gente:
Para conhecer ou se aprofundar
Relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986)– evento fundamental para a criação do SUS e para a Saúde Coletiva.
Discurso do sanitarista e ex-presidente da Fiocruz, Sergio Arouca (1986) – 8ª Conferência Nacional de Saúde.
Constituição Federal (1988) – Artigo 196 – o direito à Saúde.
Lei Orgânica da Saúde (1990) – a regulamentação do SUS.
O que é o SUS (2009) – Jairnilson Silva Paim – a luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde Coletiva: a Abrasco em 35 Anos de História (2015) – Nísia Trindade Lima, José Paranaguá, Carlos Henrique Assunção Paiva (organizadores) – para entender e pensar a Saúde Coletiva.
Desafios de Operação e Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (2016) – Lia Hasenclever, Maria Auxiliadora Oliveira, Julia Paranhos, Gabriela Chaves (organizadores) – economia, política e saúde.
Ficha técnica
Coordenação: Ártemis Caldeira Brant, Beatriz Pasqualino, Thiago Barreto e Veronica Tavares
Roteiro, narração e edição: Beatriz Pasqualino
Comunicação e pesquisa: Daniel Lyra-Queiroz e Letícia Maçulo
Relacionamento e Marketing: Clara Alonso e Rafaela Pinheiro
Projeto Gráfico: Estúdio Massa
Agradecimentos: Hara Flaeschen e Elisa Mendonça
Gostou do episódio? Com seu apoio podemos produzir mais conteúdos como este!
Associe-se à Abrasco e fortaleça a Saúde Coletiva!