NOTÍCIAS 

“Equipe que digita os dados é a mesma que faz atendimento”

A Ágora Abrasco desta terça-feira, 1º de dezembro, abordou o cenário epidemiológico no país sob análises diversas do potencial de transmissão da Covid-19. No colóquio intitulado Muito além do R e da média móvel: uma análise da Covid-19 no Brasil os debatedores destacaram o tratamento de informações para a consolidação dos dados, as possíveis segmentações e como podem ajudar da melhor forma possível na tomadas de decisões pelos agentes públicos. Além disso, apontaram também as dificuldades de melhorias por conta das precariedades do sistema e de seu desfinanciamento. O debate contou com especialistas dos sistemas de dados, pesquisadores e agentes públicos de saúde e que trocaram experiências importantes sobre o tema.

Participaram como expositores Flavia Darcie Marquitti (Observatório Covid-19 BR), Marcelo Ferreira Gomes (InfoGripe/Fiocruz) e Maria Yury Ichihara (Rede Covida). Como debatedores estiveram presentes Maria de Fátima Militão de Albuquerque (IAM/Fiocruz), Antônio Augusto Moura da Silva (UFMA), Matheus Pacheco de Andrade (SMS/Florianópolis) e Rodrigo Oliveira (SMS/Niterói). A coordenação foi de José da Rocha Carvalheiro (Presidente Abrasco 2006 – 2009 e USP).

Assista a íntegra do colóquio pela TV Abrasco:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo