Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Especialistas de Geografia da Saúde em defesa do SUS

Vilma Reis com informações de Graça Portela

A TV UnB gravou uma série de programas, intitulada “Diálogos: Geografia e Saúde”. Um deles, teve a participação de Christovam Barcellos, coordenador do Laboratório de Informações em Saúde (Lis) e responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), e a geógrafa Luisa Iñiguez Rojas, professora da Universidade de Havana (Cuba), conhecida especialmente por seus estudos na área da saúde e que já atuou em diversas pesquisas no Brasil.

A série foi gravada durante os IV Fórum Internacional e VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde – VII GeoSaúde 2015, realizados, de 22 a 25/9, pela Universidade de Brasília (UnB), Fiocruz, IRD – Institut de Recherche pour le Développement, da França, e o Ministério da Saúde, que reuniu quase 500 especialistas, pesquisadores e alunos do Brasil e do Exterior para debater o tema.

Em um bate-papo agradável de 20 minutos, Christovam Barcellos e Luisa Rojas falam sobre a importância da Geografia da Saúde, municipalização, o entendimento sobre a distribuição das doenças, a multi e interdisciplinaridade no campo da Geografia e Saúde, acesso e acessibilidade do sistema de saúde. Ao final, os dois fizeram uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a falaram da contribuição da Geografia da Saúde por políticas públicas mais territorializadas e equânimes.

Assista o vídeo da TV Unb:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo