Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Fiocruz discute nova composição social brasileira

O sociólogo Jessé Souza (foto) é o convidado especial para o debate Classes Sociais no Brasil Contemporâneo. O aumento da capacidade de aquisição de bens e serviços e o fortalecimento dos programas sociais de transferência de renda trouxeram à tona conceitos como “nova classe média”, e outros desafios para a formulação das políticas em saúde.

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e autor dos livros “A ralé brasileira – quem é e como vive” e “Os Batalhadores Brasileiros – nova classe média ou nova classe trabalhadora?”, Jessé Souza irá abordar esses desdobramentos dessas categorias à luz da sociologia e do atual momento dos movimentos sociais. Compõem também a mesa Carlos Sávio Gomes Teixeira, professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tatiana Wargas Baptista, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O evento, aberto ao público em geral, faz parte de um conjunto de iniciativas da Diretoria de Planejamento Estratégico (Diplan/Fiocruz) que visam a preparação do VII Congresso Interno da Fiocruz. Não é necessária inscrição prévia.

Adiamento e mudança do local: Devido a problemas incontornáveis de agenda,o debate Classes Sociais no Brasil Contemporâneo teve de ser adiado: será realizado no dia 16 de  agosto,de 9 às 13 horas, no Salão Internacional da ENSP. 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo