Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Fiocruz e Abrasco promovem jornada sobre saúde, ambiente e sustentabilidade em Fortaleza

Vilma Reis com informações de Regina Castro e Bruna Cruz

Na tarde desta segunda-feira 11 de maio, o governador do Ceará Camilo Santana recebeu, no Palácio da Abolição, entidades ligadas aos trabalhadores rurais e  pesquisa científica para debater o uso de agrotóxicos no território cearense. Entre as entidades estava a Abrasco, representada pelo coordenador do GT Saúde e Ambiente, Fernando Carneiro que entregou ao governador o Dossiê Abrasco. Os secretários Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Hugo Figueiredo (Planejamento) e Osmar Baquit (Pesca, Agricultura e Aquicultura) também participaram do encontro.

A entrega do Dossiê marcou o primeiro dia da Jornada Nacional de Saúde e Ambiente – um encontro da Fiocruz em parceria com a Abrasco. Os dois primeiros dias do evento, 11 e 12 de maio, serão voltados para encontros do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco. Na segunda foi lançado o Dossiê Abrasco sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde. Uma visita de deputados estaduais e federais às futuras instalações da Fiocruz Ceará no Polo Industrial e Tecnológico do Ceará foi outro momento de destaque da programação.

A partir desta quarta-feira, 13 de maio, entrarão em pauta temas relacionados à articulação da saúde com a governança e o desenvolvimento nacional, regional e local no contexto dos objetivos da sustentabilidade. Na quinta, dia 14, a discussão principal vai girar em torno da questão da água. O evento termina sexta-feira 15, com um debate liderado pelo Centro Colaborador da OMS de Ambiente e Saúde Pública.

O evento está reunindo mais de 120 pesquisadores e 70 representantes de movimentos sociais, além de representantes do poder público, que vão debater temas relacionados a saúde, sustentabilidade e ambiente. Um dos destaques da programação é o seminário Água enquanto direito humano, que será apresentado pelo relator especial da Comissão de Água Potável e Saneamento Básico da Organização das Nações Unidas, Leo Heller. Trata-se de uma discussão estratégica para o Ceará, que conta com 85% de seu território localizado na região do semiárido.

Programação – Jornada Nacional de Saúde e Ambiente

De 11 a 15 de maio, no Hotel Sonata, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE)

11 e 12 de maio – Encontro Ampliado do Grupo Temático de Saúde e Ambiente da Abrasco: avaliação do II SIBSA e Perspectivas de Articulação com Movimentos Sociais

11 de maio, 10h30 – Visita de Deputados Federais e Deputados Estaduais ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde do Estado do Ceará

11 de maio, 18h – Lançamento do Dossiê Abrasco sobre os impactos dos Agrotóxicos na Saúde e Cartilha Pronara

12 de maio – Reunião do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos da Fiocruz

13 de maio, 8h30 – Abertura oficial da jornada

13 de maio, manhã – Mesa Redonda – Desenvolvimento regional, sustentabilidade, ambiente e saúde

13 de maio, tarde – Colóquio – Fiocruz Ceará: Saúde, Ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, articulação e legado

13 de maio, tarde – Mesa Redonda – Saúde, ambiente e trabalho no território: projetos em construção e desenvolvimento no Ceará

14 de maio – Reunião da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente da Fiocruz – Debate: Água e a saúde como direito humano.

14 de maio – Colóquio – Cooperações Estratégicas em Saúde e Ambiente

15 de maio – Reunião do Centro Colaborador da Opas/OMS para Ambiente e Saúde Pública

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo